fbpx

Rota da Leitura recebe mais de 1,7 mil livros em sua primeira semana


O “Rota da Leitura” entrou em ação nas ruas do Rio nesta semana para iniciar uma corrente solidária de valorização da leitura. O projeto da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj), através da Superintendência de Leitura e Conhecimento, arrecadou 1.746 livros de doadores dos bairros Copacabana, Leblon, Gávea, Flamengo, Botafogo e Glória, na Zona Sul. Na próxima semana, o veículo do projeto vai buscar as doações na região da Barra, Recreio, Jacarepaguá e Sulacap, sempre respeitando todas as normas de segurança da pandemia do novo coronavírus.

Neste primeiro dia, o “Rota da Leitura” recebeu títulos de diversos segmentos, como os clássicos “Mundo de Sofia” e “O Pequeno Príncipe” e o best seller “Uma Breve História da Humanidade”. No total, em uma semana, o projeto já recebeu 188 inscrições de doadores de todas as regiões da capital.

– Em pouco tempo de lançamento, o projeto vem apresentando bons resultados. Isso prova a importância dessas ações para a valorização da leitura em todo a região fluminense. Vamos despertar essa atividade nas crianças e adultos – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Foto: Fred Pontes

Para se inscrever, os interessados em doar livros para o projeto podem entrar em contato pela internet no link. São aceitos no roteiro a ser traçado no mínimo 10 livros, que podem ser de qualquer estilo, tem que estar em bom estado de conservação e não pode apenas ser didático (caráter pedagógico utilizado nas escolas). O material, que será higienizado, vai ser utilizado para montagem de salas de leitura e libertações de livros em locais com baixos índices de leitura e pouca oferta de equipamentos culturais. Os doadores vão ganhar um Diploma de Amigo da Leitura.

– Livros foram feitos para serem lidos e não para ficar em estantes e armários pegando poeira, liberte seus livros, doe e faça parte desta grande corrente literária – conta Pedro Gerolimich, superintendente de Leitura e Conhecimento da Sececrj.