fbpx

Doação de livros em tempo de pandemia sem sair de casa

Secretaria de Estado de Cultura do RJ lança programa de doação e recolhimento de livros


Uma corrente solidária para a libertação de livros em diversas ações no estado. Com esse objetivo, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lança o “Rota da Leitura”, um projeto que vai auxiliar a arrecadação de livros para doação. Um carro será disponibilizado gratuitamente para buscar os exemplares nas casas dos doadores que irão fazer o agendamento previamente.

O material será utilizado para montagem de salas de leitura e libertações de livros em locais com baixos índices de leitura e pouca oferta de equipamentos culturais. Os doadores vão ganhar um Diploma de Amigo da Leitura.

O veículo vai percorrer uma região do município do Rio por semana, com sua rota sendo traçada a partir da colaboração dos doadores. Para isso, o projeto vai disponibilizar o número de Whatsapp (21) 99906-3675 e o link para agendamento. São aceitos no roteiro a ser traçado no mínimo 10 livros, que podem ser de qualquer estilo, tem que estar em bom estado de conservação e não pode apenas ser didático (caráter pedagógico utilizado nas escolas).

– Um dos compromissos da Sececrj é incentivar a leitura. Para isso, sempre realizamos eventos de doações de livros. Agora, estamos também pedindo a contribuição da sociedade civil. Você que tem livros e que gostaria de compartilhar conhecimento, pode entrar em contato para fazer essa doação. Pela cultura e literatura, vamos incentivar novos leitores para manter essa prática muito especial – disse Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa.

Sececrj fomenta a leitura em diferentes pontos do Estado

Durante a pandemia do novo coronavírus, a Sececrj mantém os eventos de libertação de livros. No total, nesse período, foram doados 1.388 exemplares. Uma das ações foi no Retiro dos Artistas, onde 52 idosos receberam cerca de 100 livros. A secretaria também levou a libertação de livros para a ação de Dia das Mães da ONG Efeito Urbano no Morro da Providência.

– Buscaremos os livros e faremos triagens como garantia de todos os procedimentos técnicos de quarentena, em um período de pandemia cumpriremos todas as orientações da OMS – conta Pedro Gerolimich, superintendente de Leitura e Conhecimento da Sececrj.