fbpx

Projeto múltiplo O Astronauta estreia com apoio da Lei de Incentivo à Cultura


A pandemia da Covid-19 segue transformando as relações, as linguagens artísticas e mudando os rumos de projetos culturais em todo o mundo. Alguns, ao invés de sofrer perdas, se expandem, agregando novos formatos aos já existentes e ganhando uma nova dimensão, uma vez que agora podem chegar a milhares de espectadores. É o caso de O Astronauta, um projeto múltiplo que envolve peça teatral apresentada via streaming e presencial, websérie, minissérie em realidade virtual e entrevistas. A estreia está marcada para esta quinta-feira (20) e todas as informações podem ser conferidas no link.

Com patrocínio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), o projeto, idealizado pelo diretor teatral José Luiz Jr e desenvolvido em parceria com o ator Eriberto Leão, foi pensado inicialmente como uma peça teatral, cuja data de estreia já estava prevista, quando tudo parou. Mas o revés se transmutou em crescimento, e O Astronauta é agora um trabalho com ramificações criativas que o fazem ainda mais instigante e atual.

O público poderá acompanhar a preparação prévia do personagem para a grande viagem através de uma espécie de diário, que será a websérie em 8 episódios (um por semana), em que Eriberto Leão, na pele do astronauta, conversa diretamente com o público, dividindo seus anseios e angústias, inclusive uma quase desistência de tudo. Há ainda uma minissérie em realidade virtual em 3 capítulos, concebida para meios digitais (computador, tablet e celular), em que o público poderá “experimentar” as sensações do espaço sideral.

Ao longo do projeto serão realizadas e veiculadas, nas mídias sociais criadas para a peça (Youtube, IGTV do Instagram e Facebook), lives apresentadas por Eriberto Leão, com especialistas (físicos, teólogos, antropólogos, filósofos ou profissionais da saúde mental), making of da peça e entrevistas com a equipe, apresentações da peça via streaming e, ao fim do isolamento social, as apresentações presenciais no teatro.

Produzido pela CAJA Arquitetura Cultural, O Astronauta é uma realização do Ministério do Turismo do Governo Federal e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Federal de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura com patrocínio máster da ENEL e patrocínio da PetroRio e apoio cultural FIRJAN/SESI através do Edital de Fomento às Artes.

SINOPSE DA PEÇA

Um astronauta é enviado ao espaço para uma missão solitária. Inicialmente, ele mantém contato diário com a Terra através de um elaborado sistema de comunicação. O objetivo é oferecer uma espécie de reality show em streaming, em que todas as pessoas na Terra podem acompanhar a viagem do astronauta 24 horas por dia. No entanto, conforme a jornada avança, a comunicação com a Terra vai se tornando cada vez mais rarefeita até desaparecer, levando o astronauta a viver uma experiência radical de isolamento completo.