fbpx

O que você precisa saber sobre a relação Rio-China

A SECEC tem estreitado os laços entre o Rio de Janeiro e a China, visando a fomentar o intercâmbio cultural e movimentar a Economia Criativa do estado


A segunda maior potência econômica do mundo guarda uma das culturas mais amplas e atrativas. Do Norte ao Sul da China, há o que explorar e aprender. E para comemorar os 45 anos de restabelecimento das relações diplomáticas do Brasil com a China, a SECEC apresenta a cultura e sabores chineses.

A culinária de Sichuan: uma explosão de sabores e texturas

Com 1.400 rios e paisagens estonteantes, a província de Sichuan fica no Sudoeste da China e é conhecida como “Paraíso das Delícias”. Ela acolhe turistas e moradores com suas fragrâncias, cores e sabores picantes. Sua capital, Chengdu, foi inserida na Rede de Cidades Criativas e tornou-se a segunda cidade UNESCO de Gastronomia, em 2010.

Culinária Sichuan

Um pouco desse éden será conhecido pelos fluminenses na próxima quarta-feira, 19/6, quando chefs chineses prepararão no hotel Windsor Barra um menu picante, típico da culinária da província ocidental de Sichuan. A cozinha brasileira será representada pelo chef Ignácio Peixoto, que criará pratos tradicionais com um toque de contemporaneidade.

Mas não será apenas uma comemoração culinária: a noite terá, ainda, show de máscaras chinesas e, do lado brasileiro, apresentação de capoeira e de escolas de samba, numa grande interação entre as duas culturas.  O encontro é patrocinado pelo Consulado Geral da China e apoiado pela SECEC.

Foram convidados para o evento cerca de 150 autoridades do governo chinês e do Rio de Janeiro, mais personalidades da cultura e do turismo de ambos os países.

Imaginação nos ares: o Festival de Pipas

Você sabia que a arte de construir e empinar pipas se originou na China? A tradição milenar chama atenção pela beleza e criatividade nas primaveras chinesas. Localizada na costa leste da China, na província de Shandong, a cidade de Weifang organiza o maior festival de pipas do mundo. Na China, a pipa é chamada de zhiyuan que significa “águia de papel”.

Festival Internacional de Pipas China

Essa arte milenar chegará ao Rio de Janeiro quando, numa data a ser definida, a China trará ao nosso estado o lindo e hipnotizante Festival de Pipas.  É uma paixão nacional chinesa que o povo fluminense poderá conhecer, graças a uma parceria do Consulado Geral da China, a Federação Internacional de Pipas e a SECEC, através da Assessoria de Relações Internacionais.

O secretário Ruan Lira esteve em Weifang, em abril passado, para participar da 36° edição do festival, e voltou determinado a trazer para o Rio de Janeiro uma versão do evento.

Ruan Lira no Festival Internacional de Pipas
Secretário Ruan Lira visita a 36ª edição do Festival Internacional de Pipas
Reprodução: Facebook

Em breve, os céus do nosso Estado serão coloridos pelas pipas chinesas.