Mestres foliões de Cantagalo são certificados pelo Inepac

Com a parceria da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), os mestres foliões de Cantagalo receberam a carteira expedida pelo Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). O reconhecimento artístico das bandeiras de Folia de Reis foi entregue pela Secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esportes, Certames e Lazer de Cantagalo.

Foto Divulgação

– Uma das prioridades da Secretaria de Estado de Cultura é fomentar a arte e potencializar as manifestações culturais em todo território fluminense. A carteira é um reconhecimento ainda que simbólico de como o governo do estado se preocupa com as mais variadas artes – reforçou a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

A carteira isenta os grupos de folia de reis de apresentar licença especial nas delegacias, desde que organizadas em associação sem fins lucrativos e com objetivo de preservação, conservação e incentivo ao folclore brasileiro com base na Lei N° 4509 de 13 de janeiro de 2005.

– O Inepac busca a preservação histórica em todos os municípios do estado. Levamos essa demanda para a secretária de Estado de Cultura, Danielle Barros, que aprovou a iniciativa. Buscamos sempre o diálogo com as prefeituras e grupos culturais e históricos das cidades para buscar a apresentar soluções para a preservação – disse o diretor geral do Inepac, Cláudio Prado de Mello.