fbpx

Governo do Rio regulamenta Fundo Estadual de Cultura

São R$ 25 milhões para investimento em cultura em todo território fluminense


Com o objetivo de fomentar a cultura em todo o estado do Rio, o Fundo Estadual de Cultura (FEC) foi regulamento pelo governador Wilson Witzel, em decreto publicado na edição de quinta-feira (19) do Diário Oficial. Com isso, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa contará com o recurso do Fundo para o incentivo a cultura fluminense, após 22 anos sem uso efetivo, desde sua criação.

– Estávamos trabalhando diariamente para a regulamentação do Fundo Estadual de Cultura e hoje podemos comemorar essa conquista que será muito positiva para todo o estado. Agora, vamos compor as instâncias formais do Fundo e, em muito breve, iniciaremos a publicação de editais de fomento a prefeituras e de conteúdos digitais. Reivindicamos também aporte do Fundo Nacional de Cultura para ampliarmos este trabalho – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

A regulamentação do Fundo foi possível com o apoio do Conselho Estadual de Políticas Culturais e o legislativo do estado e poderá auxiliar na busca por medidas para minimizar os impactos causados pela paralisação do setor de cultura em relação ao combate ao novo coronavírus. Desde o início do período de quarentena, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa e sua equipe estão dialogando com as lideranças e segmentos do setor para diagnosticar o efeito causado.

– Um grupo de trabalho foi criado para debater ações que visam a diminuição dos prejuízos à cultura do estado do Rio de Janeiro. A Secretaria é solidária a todos agentes culturais e tem buscado junto ao governo e também o governo federal ações que visam a diminuição dos prejuízos da categoria – conta Danielle Barros.

Clique aqui para acessar a página do fundo.