fbpx

Sececrj apresenta números de ações ao governador na Biblioteca Parque


O governador Wilson Witzel visitou a Biblioteca Parque Estadual (BPE) nesta terça-feira (14). Acompanhado da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, ele esteve nas instalações do espaço e também participou da apresentação do balanço de seis meses dela à frente da pasta. Um dos destaques foi a criação da campanha Cultura Solidária que, com parcerias, montou um gabinete humanitário para auxílio a profissionais do setor em todo o estado do Rio.

Desde de março, quando começou o período de isolamento social por causa da pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) já ajudou mais de 7 mil famílias, com cestas básicas, kits de limpeza, higiene, livros, água e máscaras, atendendo fazedores de cultura de 25 cidades. O volume de doações foi tão grande que o gabinete utilizou equipamentos como a BPE, o Imperator e a Casa França-Brasil para apoiar todos os fazedores de cultura do estado.

Seguindo a mesma linha de levar ações para todas as regiões do Rio, o governador também elogiou o Cultura Presente nas Redes, edital emergencial lançado graças a operacionalização do Fundo Estadual de Cultura, que estava parado há 22 anos. Com mais de 6 mil inscritos, 1,5 mil projetos foram selecionados. A maior parte dos projetos já recebeu o cachê de R$ 2,5 mil cada, totalizando um investimento de R$ 3,750 milhões do estado. As produções, em plataformas digitais, começam agora em julho e somam mais de 50 mil horas de programação.

– Tenho a alegria de ver uma secretária que está melhorando o seu desempenho, que já era bom, mas com a visão de alguém que conhece de perto a necessidade da população e a vontade de artistas e de toda a ordem. E este é o nosso propósito, popularizar a Cultura, a Cultura Presente – disse o governador Wilson Witzel.

A secretária Danielle Barros também apresentou os números de outros dois projetos criados durante a pandemia do novo coronavírus: Histórias por Telefone e Rota da Leitura. O primeiro, com 1653 voluntários e 5607 ouvintes inscritos, leva histórias para quem está em isolamento social, muitas vezes sozinho em casa. Já o Rota, em pouco mais de um mês, já recebeu a doação de 5 mil livros, que serão utilizados em ações de libertação de leitura.

– Foi um momento de prestação de contas do trabalho que estamos desenvolvendo para a população e apoiando o artista do nosso estado, descentralizando recursos para os mais variados municípios e destravando o Fundo Estadual da Cultura, após duas décadas – disse a secretária Danielle Barros.

Foto: Fred Pontes

Cinema no interior

O governador também ficou entusiasmado com o projeto “Cinema da Cidade”, realizado em parceria pela Sececrj e pela Ancine. O estado vai construir ou reformar cinco salas de cinema em municípios do interior onde não há esse tipo de serviço num raio de 100km. São eles: Cordeiro, São Pedro da Aldeia, São Fidélis, Miracema e Bom Jardim. Após a construção, as salas passarão por processo de concessão à iniciativa privada. Cada complexo exibidor terá duas salas com capacidade total para 168 lugares. Apenas em Bom Jardim já existe um antigo cinema, com capacidade para 300 pessoas, que está passando por grande reforma.