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Cultura do estado retoma investimentos em todas as artes


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio levou cultura, diversão, conhecimento, capacitação, muita leitura e projetos audiovisuais para milhares de pessoas em 2019.

Com o programa RJ Criativo, a Secretaria investiu na formação de produtores culturais, artistas, gestores, técnicos e empreendedores de todas as regiões do estado e apoiou modelos de negócios inovadores. Mais de seis mil pessoas agora estão aptas para atuar no mercado cultural e criativo.

jazz retrospectiva

A leitura ganhou atenção especial em 2019, com inauguração de espaços voltados para isso em diversos locais do estado, inclusive em unidades do DEGASE e no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu. A Secec ainda apoiou o evento LER, a 3ª Edição do Salão Carioca do Livro e levou mais de 185 mil pessoas à Biblioteca Parque e ao Campo de Santana, na capital.

A Fundição Progresso foi transformada em patrimônio imaterial do estado e o Centro Cultural Imperator, localizado na zona norte carioca, passa a ser controlado pelo Governo do Estado a partir do início de 2020. O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural acompanhou de perto os bens tombados, realizando centenas de vistorias, acompanhamentos de obras de restauro e análises de projetos e revisando milhares de fichas de inventário.

As artes, especialmente o audiovisual, foram grandes focos da Secec em 2019. O Cineclube exibiu filmes na Biblioteca Parque Estadual e na Casa França-Brasil, democratizando o acesso ao cinema. A Mostra de Cinema Favela Criativa reuniu produtores de várias comunidades, o Festival Rio 40º premiou os melhores curtas-metragens produzidos por jovens e o Programa Estadual de Fomento ao Curta Universitário (Elipse) deu apoio a alunos da área de comunicação e cinema. Outro ganho para a produção audiovisual foi a reativação da Rio Office Film Commission, para fomentar esta indústria no estado.

Via Lei de Incentivo, foram investidos quase R$ 100 milhões em projetos diversos que são a cara do RJ, como o Game XP, que foi um sucesso de público, com quase 100 mil pessoas no Parque Olímpico, além do Cirque de Soleil e o Festival de Jazz e Blues de Rio das Ostras, maior festival da América Latina no estilo musical.

Para 2020, a missão é levar ainda mais cultura para todo estado, com projetos que garantam inclusão e todo tipo de arte nas cidades do Rio de Janeiro.