fbpx

Atitude Criativa atinge o objetivo de inspirar jovens para o empreendedorismo

Estudantes do Ensino Médio são incentivados a valorizar sua própria experiência e protagonismo no evento em parceria com a Microsoft


Com abertura feita pelo Secretário Ruan Lira, aconteceu, nessa segunda-feira (10/06), na Sala Cecília Meireles, o Atitude Criativa, primeiro evento da SECEC em parceria com a startup social Atitude Infinita e a Microsoft.

Ruan afirmou que, por muito tempo, a Cultura vem sendo trabalhada somente pelo lado do desenvolvimento e que estamos no momento de agregar o lado econômico, que irá gerar, em consequência, um maior desenvolvimento social.

O Secretário anunciou que mais de 140 startups serão incubadas pelo Rio Criativo nos próximos quatro anos, tempo de sua gestão. Ele também destacou que o empreendedorismo bem sucedido na cultura começa em cada um conhecer e explorar a sua essência e aliá-la à geração de emprego e renda.

Jaqueline Rodrigues, profissional de RH, subiu ao palco em seguida para contar sua história de superação, filha do meio de uma família bastante humilde e moradora da Baixada Fluminense.

Ela frisou que não é o cenário e nem as circunstâncias, falta de perspectivas e recursos, e muito menos as pessoas no entorno que definem o destino de cada um, pois temos a opção de sermos protagonistas de nossas próprias histórias.

Jaqueline ensina jovens a serem protagonistas
Jaqueline ensina jovens a serem protagonistas de suas histórias
Gui Maia / SECEC Divulgação

Wanderson Sckrock, analista de oportunidades da Recode, ONG voltada para o empoderamento digital, contou sua vivência na terceira pessoa todo o tempo de sua fala, causando um grande impacto na plateia ao revelar, no final, que ele era o personagem: de jovem favelado do Complexo do Alemão, Wanderson se tornou traficante e foi preso por duas vezes.

Na cadeia, tomou contato com a tecnologia, em aulas dadas aos presidiários, no início com muita relutância. Hoje, tem no currículo uma palestra em Atlanta, pela Microsoft, para 15 mil pessoas, e mentorias para empresários no Vale do Silício.

Wanderson Sckrock apresenta as oportunidades da tecnologia
Wanderson Sckrock conta história de superação e apresenta as oportunidades da tecnologia
Gui Maia / SECEC Divulgação

Especialista em Business Intelligence, Claudio Bonel também discorreu sobre as suas dificuldades na infância – ele foi criado na comunidade do Boogie Woogie, na Ilha do Governador – adolescência e mesmo na fase adulta.

Mais uma vez a tecnologia foi a responsável por dar sentido a uma vida: ele especializou-se em análise de dados e detém, atualmente, o certificado de Most Valuable Professional da Microsoft, concedido a apenas 130 brasileiros que se destacaram no compartilhamento de conhecimento por meio da tecnologia.

O encerramento do Atitude Criativa foi com Glauter Januzzi, gerente de projetos comunitários da Microsoft e criador da Atitude Infinita. Januzzi abordou a estrutura da educação, que leva a escola a nos formar para sermos bons empregados, mas não bons empreendedores. “Você sempre fará algo melhor que a pessoa que está do seu lado”, afirmou, visando estimular os jovens a não se abaterem com problemas de autoestima.

Glauter Januzzi tira dúvidas do público
Glauter Januzzi, líder de comunidades da Microsoft, tira dúvidas do público
Gui Maia / SECEC Divulgação

Ele ainda sugeriu uma frase de Bill Gates para que todos possam se inspirar na escolha do seu propósito de vida: “Se você quer chegar aonde a maioria não chega, faça aquilo que a maioria não faz”. Os alunos mostraram seu interesse pelo evento com várias perguntas feitas aos palestrantes ao final da tarde.