O projeto busca ajudar os empreendedores a reconhecerem os seus diferenciais competitivos
O Cidades Criativas RJ, começa 2020 com ações em três cidades diferentes: Duque de Caxias, Valença e Vassouras. Os municípios vão receber oficinas gratuitas com profissionais das áreas de tecnologia, carnaval, turismo, gastronomia e artes para fomentar a economia criativa e novos negócios nas regiões.
Iniciado em 2019, o Cidades Criativas RJ contempla os profissionais da Economia Criativa com o objetivo de ajudar aos empreendedores a reconhecerem os seus diferenciais competitivos, os seus clientes atuais e potenciais e apresentar ferramentas para mostrar as qualidades da capacitação ao seu público.
O projeto Cidades Criativas RJ, acontecerá entre 25 de janeiro e 08 de fevereiro, com quatro oficinas gratuitas, essa etapa do projeto faz parte de um período de pré-incubação de empreendedores, que inclui a agenda de atividades abaixo:
28/01/20 – 18h às 22h: Oferta de valor – Planjeamento pós-canvas
30/01/20 – 18h às 22h: Oferta de valor – Planejamento pós-canvas
01/02/20 – 10h às 18h: Transforme suas ideias em projetos
04/02/20 – 18h às 22h: Rede social para vendas
06/02/20 – 19h às 22h: Rede social para vendas
08/02/20 – 10h Às 18h: Planejamento financeiro
25/01/20 – 10h às 18h: Oferta de valor – Planejamento pós-canvas
26/01/20 – 10h às 18h: Transforme suas ideias em projetos
01/02/20 – 10h às 18h: Rede social para vendas
02/02/20 – 10h às 18h: Planejamento financeiro
25/01/20 – 10h às 18h: Transforme suas ideias em projetos
26/01/20 – 10h às 18h: Oferta de valor – Planejamento pós-canvas
01/02/20 – 10h às 18h: Planejamento financeiro
02/02/20 – 10h às 18h: Rede social para vendas
Os empreendedores que participarem de 80% das atividades receberão uma declaração de pré-incubação emitida pelo projeto e estarão aptos a participarem da seleção para uma segunda etapa, em que 10 empreendedores locais terão acompanhamento à distância com os consultores. Ao final dessa segunda fase, esses participantes obterão uma Declaração de Empreendedor Incubado pelo Cidades Criativas RJ.
Oferta de Valor: Planejamento Pós-Canvas
Facilitador: Guilherme Velho
Público Alvo
Podem participar da oficina todos os empreendedores que trabalhem ou queiram trabalhar com Economia Criativa. Isto é, o participante pode ter uma empresa de qualquer porte, um projeto cultural ou apenas uma ideia. Todos serão bem-vindos e as ferramentas poderão ser utilizadas por todos (independentemente de porte e maturidade do projeto ou empresa).
Metodologia
Neste treinamento, os participantes irão aprofundar três temas fundamentais: Diferenciais, Clientes e Execução. Ao longo das 8 horas de oficina, serão trabalhados:
– Diferenciais: Quais são os seus diferenciais competitivos? O que torna o seu projeto especial? O que você faz para preencher as lacunas deixadas pelos seus concorrentes e obter mais clientes? Trabalharemos com as ferramentas “Curvas de Valor” e “Discurso de Venda”.
– Clientes: Quem são seus clientes atuais e potenciais? Como descrevê-los (em comportamentos e demografia)? Quais são suas dores e ganhos? O que eles mais valorizam? Como atendê-los melhor? Trabalharemos com as ferramentas “Mapa de Empatia”, “Buyer Persona” e “Produto Expandido”.
– Execução: Ferramentas para aproximar os seus diferenciais competitivos de seu público. Ou seja, como alinhar assertivamente a oferta de valor de seu projeto ao seu segmento de clientes? Trabalharemos aqui com as ferramentas “Marketing Mix” e “Encaixe de Quadrantes”.
O que leva?
– Identificar seu diferencial competitivo
– Identificar seu público alvo
– Estratégias para alcançar seu público alvo com eficiência.
Transforme suas Ideias em Projetos
Facilitadora: Giordana Moreira
Público alvo
Idealizadores e realizadores de projetos culturais e criativos, empreendedores e artistas.
Metodologia
A oficina “Transforme suas Ideias em Projetos” funciona como um laboratório de compartilhamento de estratégias e experiências para capacitar os participantes no desenvolvimento de suas ideias e transformação em projetos a serem executados. Oficina com carga horária de 8 horas. A oficina pretende apresentar os conceitos básicos sobre elaboração de projetos e qualificar o participante para:
O que você leva?
– plano estratégico para proposição de projetos;
– elaboração de projeto a partir da identificação de uma demanda;
– demandas do público mapeadas;
Rede Social para Vendas
Facilitador: Agência Gorilla
Público Alvo
Empreendedores criativos e sociais interessados em desenvolver uma estratégia de vendas de produtos e serviços nas redes sociais.
Metodologia
O mundo mudou e a forma como se vende e comunica precisa mudar. Cada vez mais as empresas destinam verbas para o marketing digital. O seu negócio está acompanhando as mudanças? Nessa oficina de 8 horas ministrada pela Agência Gorilla você vai aprender as melhores estratégias para posicionar sua empresa no mundo digital e otimizar resultados.
O que leva?
– Noções de marketing digital
– Estratégias de produção de conteúdo
– Desenvolvimento de cronograma de postagens
– Formatos de venda (elaboração de anúncios, impulsionamento e instagram shop)
– Monitoramento de resultados
Planejamento Financeiro
Facilitador: Rafael Vieira
Público Alvo
Empreendedor que tem dificuldade em organizar um controle de suas finanças. Nunca empreendeu, mas quer passar a atuar no setor cultural.
Metodologia
Negócios criativos possuem em muitos casos grande sazonalidade em suas receitas e junto a isso uma grande dificuldade em controlar toda sua dinâmica financeira. Por conta disso, ao longo das 8 horas de oficina serão apresentadas estratégias de controle financeiro que incluem temas como: contas à receber, contas à pagar, tesouraria e fluxo de caixa.
O que leva?
– Identificar as suas necessidades financeiras
– Noções de como organizar e gerir bem os seus recursos
– Estratégias para desenvolver seu planejamento financeiro com eficácia