fbpx

10 livros imperdíveis para começar 2020


Em homenagem ao Dia do Leitor, 7 de Janeiro, estamos indicando 10 livros para os apaixonados pela leitura! O hábito da leitura é essencial para exercitarmos as capacidades de comunicação, interpretação e de cognição.

Ninguém nasce sendo um leitor. O interesse pela literatura é algo que se desenvolve no ser humano através dos anos, a partir de influências positivas relacionadas ao ato de ler.

A literatura ainda é celebrada no Brasil em outras datas ao longo do ano, como o Dia da Literatura Brasileira, comemorada anualmente em 1 de maio; e o Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.

Vamos aos livros:

1. Como eu era antes de você

Resultado de imagem para Como eu era antes de você livro

Autor: Jojo Moyes
Sinopse: Aos 26 anos, Louisa Clark não tem muitas ambições. Ela mora com os pais, a irmã mãe solteira, o sobrinho pequeno e um avô que precisa de cuidados constantes desde que sofreu um derrame. Trabalha como garçonete num café, um emprego que não paga muito, mas ajuda nas despesas, e namora Patrick, um triatleta que não parece interessado nela. Não que ela se importe.
Disponível: Biblioteca Parque Estadual , Biblioteca Parque da Rocinha, Biblioteca Parque de Manguinhos

2. A guerra dos tronos

Resultado de imagem para A guerra dos tronos

Autor: George R. R. Martin
Sinopse: A Game of Thrones é o primeiro livro da série de fantasia épica As Crônicas de Gelo e Fogo, escrita pelo norte-americano George R. R. Martin e publicada pela editora Bantam Spectra.
Disponível: Biblioteca Parque Estadual, Bilioteca Parque de Niterói

3. Hibisco roxo

Resultado de imagem para hibisco roxo

Autor: Chimamanda Ngozi Adichie
Sinopse: Em um romance que mistura autobiografia e ficção, Chimamanda Ngozi Adichie – uma das mais aclamadas escritoras africanas da atualidade – traça, de forma sensível e surpreendente, um panorama social, político e religioso da Nigéria atual. Protagonista e narradora de Hibisco roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente “branca” e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família.
Disponível: Biblioteca Parque Estadual

4. Problemas de gênero

Resultado de imagem para Problemas de gênero

Autor: Judith Butler
Sinopse: Feminismo e subversão da identidade. O livro que fundou a Teoria Queer com nova capa e atualização ortográfica Neste livro inspirador, que funda a Teoria Queer, Judith Butler apresenta uma crítica contundente a um dos principais fundamentos do movimento feminista: a identidade. Para Butler, não é possível que exista apenas uma identidade: ela deveria ser pensada no plural, e não no singular. Ou ainda, não é possível que haja a libertação da mulher, a menos que primeiro se subverta a identidade de mulher.
Disponível: Biblioteca Parque Estadual

5. O poder do hábito

Resultado de imagem para O poder do hábito

Autor: Charles Duhigg
Sinopse: O Poder do Hábito: por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios é um livro de Charles Duhigg, ex-repórter do New York Times, publicado em Fevereiro de 2012 pela Random House. Explora a ciência por trás da criação e reforma de hábitos.
Disponível: Biblioteca Parque da Rocinha, Blioteca Parque de Manguinhos e Biblioteca Parque de Niterói

6. Figuras e coisas do carnaval carioca

Imagem relacionada

Autor: Jota Efegê
Sinopse: São 144 crônicas publicadas originalmente no Jornal do Brasil, O Globo e nos extintos Correio da Manhã e O Jornal. Histórias de um cronista profundamente identificado ao Rio de Janeiro e sua festa maior, o carnaval. Numa passagem, Jota Efegê conta que o Cordão da Bola Preta, bloco carnavalesco tradicional do Rio, foi criado para enfrentar a polícia, que em 1918 avisou que fecharia todos os cordões do carnaval.
Disponível: Biblioteca Parque de Niterói

7. Mênon

Resultado de imagem para Mênon

Autor: Joannes Burnet
Sinopse: Mênon é um dos diálogos menores de Platão. Nele o autor coloca Sócrates dialogando com o estudante Mênon, o qual pretende que Sócrates lhe explique o que é a virtude, se pode ser ensinada. Em uma certa passagem do diálogo Mênon pede ao mestre que lhe explique o por que de sua opinião sobre o aprendizado. Pois Platão, através de Sócrates, propõe que nada aprendemos, mas apenas nos recordamos de conceitos que já sabíamos através de nossa alma. O Sócrates de Platão passa a demonstrar essa afirmação usando conceitos matemáticos.
Disponível: Biblioteca Parque de Niterói

8. Guerreiros não nascem prontos

Imagem relacionada

Autor: José Luiz Tejon
Sinopse: Este livro fala de lutas. Lutas que nos servem de exemplo, que nos ensinam estratégias. Lutas que mostram que não é fácil correr atrás daquilo que queremos. Mas nunca devemos nos ajoelhar perante o destino porque essa é, nas palavras de José Luiz Tejon, “a essência da alma forjada na têmpera forte dos grandes guerreiros”. Em Guerreiros não nascem prontos, Tejon leva ao leitor palavras inspiradoras, mostrando que o caminho para a realização não chega sem obstáculos. Tejon despertará o guerreiro em você, ajudando-o a fazer escolhas inteligentes, alinhadas com os valores da sua vida. Entre outros pontos da ética do guerreiro, aprenda aqui: – Construa sua identidade – Saiba o que você representa – Não deixe que os outros o definam – Aceite seus próprios desafios – Não tenha medo de ser o primeiro O livro vai que vai revolucionar sua carreira e sua vida.
Disponível: Biblioteca Parque de Niterói

9. Daisy Jones & The Six

Resultado de imagem para Daisy Jones & The Six

Autor: Taylor Jenkins Reid
Sinopse: Embalado pelo melhor do rock’n’roll, um romance inesquecível sobre uma banda dos anos 1970, sua apaixonante vocalista e o amor à música. Todo mundo conhece Daisy Jones & The Six. Nos anos setenta, dominavam as paradas de sucesso, faziam shows para plateias lotadas e conquistavam milhões de fãs. Eram a voz de uma geração, e Daisy, a inspiração de toda garota descolada. Mas no dia 12 de julho de 1979, no último show da turnê Aurora, eles se separaram. E ninguém nunca soube por quê. Até agora. Esta é história de uma menina de Los Angeles que sonhava em ser uma estrela do rock e de uma banda que também almejava seu lugar ao sol. E de tudo o que aconteceu — o sexo, as drogas, os conflitos e os dramas — quando um produtor apostou (certo!) que juntos poderiam se tornar lendas da música. Neste romance inesquecível narrado a partir de entrevistas, Taylor Jenkins Reid reconstitui a trajetória de uma banda fictícia com a intensidade presente nos melhores backstages do rock’n’roll.
Disponível: Biblioteca Parque de Niterói

10. Conspiração de nuvens

Resultado de imagem para Conspiração de nuvens

Autor: Lygia Fagundes Telles
Sinopse: Conspiração de Nuvens é um livro de Lygia Fagundes Telles publicado em 2007. Neste livro, a escritora reúne contos de ficção inéditos e reminiscências da infância, relatos de viagens, crônicas sobre a cidade de São Paulo e perfis de intelectuais brasileiros com quem conviveu.
Disponível: Biblioteca Parque de Niterói