fbpx

Projeto Casa da Literatura terá dois debates em março 


O Projeto da Casa da Literatura inicia março com dois eventos na Biblioteca Parque Estadual. Na quinta-feira, dia 5, a partir das 17h, será realizada a mesa redonda “Leitor ou ledor: a formação do cidadão na contemporaneidade”. No dia 12, também às 17h, será a vez do debate “Mulher: papéis e desafios num mundo de impactantes mudanças” –  homenagem ao 100 anos de nascimento de Clarice Lispector. As duas atividades são gratuitas. 

O primeiro evento terá como debatedores os professores Marcos Scheffel, Carmen Pimentel e  Renata Barcellos. O objetivo da apresentação é a reflexão da temática da formação do leitor de textos literários e não-literários. E também apresentar elementos para o desenvolvimento de estratégias adequadas voltadas para os diferentes tipos de leitura, procedimentos em conformidade com os objetivos do leitor.  

No dia 12, a mesa redonda será uma homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. Participam do debate as professoras Sofia Débora Levy, a gestora de projetos do INEAC, Ivanir Pereira e escritora e pedagoga Lucienne Marcelino Ernesto. O debate vai discutir a temática da mulher sob diversas óticas: a do Holocausto, a das literaturas africanas e negra na ficção e a da escritora judia Clarice Lispector (em comemoração aos seu aniversário de nascimento 10 de dezembro de 1920).  

A  Biblioteca Parque Estadual fica na Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro.

Programação Projeto Casa da Literatura

Dia 05/03 – das 17h às 20h
Mesa Redonda: “Leitor ou ledor: a formação do cidadão na contemporaneidade”

Participantes da mesa:
Prof. Dr°. Marcos Scheffel: A descoberta dos livros que (não) devemos ler
Prof. Dr°  Carmen Pimentel: Formação de leitores: ações de promoção de leitura
Prof. Dr° Renata Barcellos: Leitores de Poesia Experimental  

Dia 12/03 – das 17h às 20h
Mesa Redonda: “Mulher: papéis e desafios num mundo de impactantes mudanças” –   Evento em homenagem ao 100 anos de nascimento de  Clarice Lispector

Participantes da Mesa:
Prof. Dr°. Sofia Débora Levy: A mulher em meio ao Holocausto
Gestora de projetos do INEAC Ivanir Pereira: A escrita que nos une
Escritora e pedagoga Lucienne Marcelino Ernesto (Lu-Ain- Zaila): Por um insólito outro: os primeiros passos de uma escritora negra na ficção especulativa
Prof. Dr° Renata Barcellos: Clarice Lispector