fbpx

Web Rádio MIS RJ terá playlists especiais pelo Dia da Consciência Negra


A cultura afro-brasileira faz parte da história do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que preparou uma homenagem para os grandes cantores da nossa música. No mês da Consciência Negra, a Web Rádio MIS RJ vai lançar duas playlists especiais compostas por canções eternizadas nas vozes de artistas consagrados, como Elizeth Cardoso, Martinho da Vila e Alcione.

Alguns dos artistas mais importantes do Brasil poderão ser apreciados nas playlists “Mulheres negras” e “Talentos negros”, criadas pelo MIS RJ especialmente para as festividades do Dia da Consciência Negra, celebrado na próxima segunda-feira (20/11). Segundo o presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro, a relevância da data mobilizou os diversos setores da instituição.

“Para apresentarmos um trabalho de excelência, que é a marca do MIS RJ, fizemos pesquisas e desenvolvemos projetos. Um deles é a montagem das playlists, que serão marcadas pelas vozes potentes de cantores negros. Teremos ainda uma exposição na sede da Lapa, além de outras surpresas. Nosso museu não apenas salvaguarda a cultura brasileira, mas também registra o presente e colabora com a produção cultural do Rio de Janeiro”, destacou o presidente do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, Cesar Miranda Ribeiro.

A playlist “Mulheres Negras” terá faixas como “Minha verdade”, de Dona Ivone Lara, “Estranha loucura”, de Alcione, e “Café na cama”, de Elizeth Cardoso, conhecida como “A Divina”. O MIS RJ possui mais de cinco mil itens relacionados à artista salvaguardados na Coleção Elizeth Cardoso, doada ao museu em 1979 pela própria cantora.

O acervo é composto de partituras e documentos iconográficos, que incluem mais de 1.300 fotografias de shows de Elizeth Cardoso no Brasil e no exterior. Há ainda roteiros de programas de rádio, televisão e espetáculos musicais, além de objetos, como troféus, placas, medalhas e indumentária usada em suas apresentações. Na coleção, discos, fitas de áudio e documentos, incluindo convites, telegramas, cartas, roteiros, contratos de trabalho e recortes de jornais configuram um verdadeiro tesouro da cultura brasileira.

O olhar para o tema da negritude já faz parte da rotina da Web Rádio MIS RJ, que no último mês lançou as playlists “África” e “Monsueto Menezes”. Na programação especial pelo Dia da Consciência Negra mais vozes de grandes nomes da música brasileira também poderão ser admiradas na playlist “Talentos negros”. O homem que nasceu num sábado de Carnaval está entre elas.

O músico, cantor, escritor e compositor Martinho da Vila sempre teve a pele preta como temática de suas obras e não poderia ficar de fora da homenagem do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, que salvaguarda partituras, obras audiovisuais e textuais, além de um “Depoimento para a Posteridade” deste célebre representante da cultura popular.

No acervo do MIS RJ, é possível encontrar, por exemplo, o registro do show realizado em 1973 no teatro João Caetano, assim como o disco de estreia intitulado “Martinho da Vila”, de 1969, que foi o primeiro do gênero a bater recorde de vendas. E como o compositor e cantor também se aventurou, com sucesso, pelo universo da literatura, o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro também salvaguarda títulos como “Kizombas, andanças e festanças”, de 1988, em que o autor mostra seu talento como prosador e contador de histórias.

O MIS RJ é um equipamento vinculado à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj).

Sobre a Web Rádio MIS RJ

Inaugurada em 2021, a Web Rádio MIS RJ é a primeira dos museus do estado do Rio de Janeiro criada com o objetivo de popularizar o acervo da instituição, que possui quase 300 mil itens somente no setor sonoro. A web rádio pode ser ouvida em endereço próprio (https://www.webradio.mis.rj.gov.br/), no site do MIS RJ ou no aplicativo para Apple e Android.

Na página da Web Rádio MIS RJ, onde já constam quase 30 mil acessos, também estão disponíveis trechos de “Depoimentos para a Posteridade” de grandes artistas brasileiros, podcasts, entrevistas e curiosidades sobre o acervo e setores técnicos do museu.