fbpx

Governo vai realizar ação conjunta para vistoriar prédios históricos em Petrópolis

Engenheiros e arquitetos de diferentes setores atuarão no trabalho


O Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) e a Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro (EMOP -RJ) vão realizar, a partir da próxima segunda-feira (21), ação conjunta para vistoriar prédios históricos e avaliar imóveis que pertencem ao Governo do Estado em Petrópolis. O trabalho ainda vai contar com apoio do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ).

“Petrópolis é o município com mais bens imóveis tombados pelo Inepac no estado do Rio de Janeiro. Desde as primeiras horas, assim que o temporal diminuiu, nosso Escritório Técnico na Região Serrana se mobilizou para começar o levantamento nas áreas mais afetadas. Já identificamos algumas perdas, locais inundados e outros, ainda com acesso interditado”, explicou Ana Cristina Carvalho, diretora do Inepac.

Palácio de Cristal após as chuvas que atingiram Petrópolis

Até o momento, o Inepac registrou ocorrência de três pontes danificadas. Durante as primeiras vistorias, muitos imóveis do andar térreo da Rua do Imperador estavam sendo lavados, incluindo o antigo Cine Petrópolis e o Colégio Santa Isabel. Alguns estavam trancados, como o Prédio do antigo Banco do Brasil e o Theatro Dom Pedro, não permitindo inspecionar o interior. Outros bens tombados estão com acesso interditado e vão ser vistoriados a partir da próxima semana.

O diretor-presidente da EMOP-RJ, André Braga, informou que a empresa está pronta para agir nos prédios públicos. “A EMOP-RJ se solidariza com todos os moradores de Petrópolis e se coloca à disposição para outras ações que são pertinentes às atribuições da empresa. Estamos junto à equipe do Sexto Departamento de Manutenção da EMOP-RJ, sediado em Petrópolis, para reforçar o atendimento à população. Estamos prontos para atuar nas edificações públicas, principalmente os de atendimento à população neste momento”, ressaltou André Braga.

O presidente informou que já foram colocados arquitetos da EMOP-RJ para a ação conjunta com o Inepac de vistorias nos prédios históricos, conforme solicitado pela diretora do Instituto, Ana Cristina Carvalho.

Outra medida será o envio de quatro engenheiros de Geotécnica da empresa, para atuar no levantamento técnico de áreas de riscos na cidade. Veículos da empresa também estão sendo enviados para auxiliarem nos trabalhos em Petrópolis.

Ponte de madeira danificada entre as Ruas Alfredo Pachá e Padre Siqueira

Serviço

Atualmente, a cidade de Petrópolis possui 544 patrimônios tombados. Caso alguém queira entrar em contato com o Inepac para solicitar vistorias ou informar qualquer problema, o número para atendimento é o (21) 2216-8500 – ramais 211 ou 238.