fbpx

Vencedores de edital cultural do Governo do Estado lançam livro nesta sexta-feira

Obra reúne textos de autores fluminenses de todas as regiões do estado


Repleto de diversidade e singularidades regionais, o livro “Contos RJ – Um Olhar Sobre o Amanhã” será lançado nesta sexta-feira (26/01), às 15h, na Biblioteca Parque Estadual – Centro. A obra é fruto do Concurso Cultural de Contos realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj), por meio da Superintendência de Leitura e Conhecimento, e a Imprensa Oficial do Estado, e reúne textos de 20 autores fluminenses em um formato de antologia.

“Premiar a literatura é também agradecer aos escritores pela companhia que seus textos proporcionam aos que procuram refúgio nas páginas dos livros. Poder contemplar esse segmento tão importante, que nos abraça em vários momentos da nossa vida, é um orgulho muito grande. Os leitores irão se surpreender com a pluralidade, a diversidade e as singularidades de cada obra, além de confirmarem o porquê do Rio de Janeiro ser o Estado mais criativo do Brasil”, ressalta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

Danielle Barros durante o lançamento do edital Contos RJ

A chamada pública para seleção dos artistas foi realizada no primeiro semestre de 2023 e recebeu mais de 500 inscrições. Para atender de forma igualitária e democrática, foram selecionados dois candidatos de cada uma das dez regiões administrativas.

“Recebemos centenas de inscrições de todas as 10 regiões do Estado e, finalmente, iremos conhecer quem são os contos premiados e as pessoas por detrás dos textos. É muito importante perceber que essa iniciativa, de alguma forma, apresenta uma espécie de cartografia literária de todo o Rio de Janeiro, já que os 20 autores reunidos representam o Estado como um todo, através especificamente da qualidade de sua produção literária”, afirma o superintendente de Leitura e Conhecimento, Yke Leon. 

Os textos inéditos foram criados dentro da temática “Um Olhar Sobre o Amanhã”, na modalidade “Conto”. Em parceria com a PublishNews, os contemplados receberam premiação de mil reais, além do espaço para a publicação de seu texto na edição física do livro, que foi produzido pela Imprensa Oficial do Estado.

Produção do livro na sede da Imprensa Oficial do Rio de Janeiro

“Estamos entregando a materialização de sonhos e inspirações. Que o livro ‘Contos RJ- Um Olhar Sobre o Amanhã’ possa tocar e sensibilizar os leitores e também, incentivar ainda mais esses escritores tão talentosos. A Imprensa Oficial apoia a cultura e enaltece a literatura como instrumento de cidadania”, explica Patricia Damasceno, presidente da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

O livro não será comercializado e ficará disponível para doação a instituições interessadas em adquiri-lo. O contato deve ser feito através do e-mail seb@cultura.rj.gov.br. Os livros também ficarão disponíveis aos leitores nas Bibliotecas Parque do Centro, Manguinhos e Rocinha. 

Serviço

Biblioteca Parque Estadual
Data: 26/01
Horário: 15h
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro

Autores selecionados por regiões:

  • Metropolitana 1
    Roberto Cassano: “Reunião do Condomínio Ceres Park”
    Mari Velasco: “Cativeiros”
  • Metropolitana 2
    Claudia Cardoso (Mesquita): “Morena”
    Jonatan Magella (Nova Iguaçu): “Onipotência”
  • Metropolitana 3 
    José Carlos Garcia (Niterói): “Essa Tempestade é o que chamamos de progresso”
    Letícia Novo (Niterói): “Buscar no passado o que será do amanhã”
  • Noroeste
    Paulo Vitor Cultura (Cambuci): “O filho de um fio”
    Maycon Carvalho (Itaocara): “Esperança, União e Ação”
  • Norte
    Amélia Gonçalves (Macaé): “Viver no gerúndio tem sua beleza”
    Adriano Moura (Campos): “Cheiro de Passado”
  • Baixadas Litorâneas
    Maria Luiza Martins (Rio das Ostras): “A Floricultura”
    Luciana Cavalcanti (Saquarema): “A menina da bicicleta amarela e o bumerangue”
  • Serrana
    Marco Cortez (Guapimirim): “Esquecimento”
    Daniel Leite Lima (Carmo): “A Festa do Carmo”
  • Médio Paraíba
    Rodrigo Magalhães (Valença): “O Macróbio Histórico”
    Lukass Barbiere (Barra do Piraí): “Solilóquio do Inocente”
  • Centro-Sul
    Marcio Medeiros (Vassouras): “Uma carta ‘Ao Morador'”
    Mery Alentejo (Paty do Alferes): “Maio”
  • Costa Verde
    Ms Syrio (Angra dos Reis): “A extinção dos falsos humanos”
    Amanda Hadama (Angra dos Reis): “Não Conheci Marina”