fbpx

Trabalho para a Cultura ajuda na ressocialização de apenados

Equipamentos da Secretaria acolherão novos colaboradores


Cerimônia celebrou a assinatura do acordo que permitirá o trabalho de apenados na SECEC. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio firmou nesta quinta-feira (13) parceria com a Fundação Santa Cabrini, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Renda, que vai permitir que pessoas que cumprem pena no sistema prisional possam trabalhar em seus equipamentos. A princípio serão 13 participantes, que atenderam os pré-requisitos para inserção no mundo do trabalho e estão nos seguintes regimes: Prisão Albergue Domiciliar e Liberdade Condicional. Eles atuarão na sede do órgão, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro. Mas o objetivo é que demais bibliotecas e espaços culturais sejam atendidos pela iniciativa.
Na BPE, os participantes vão exercer as funções de Serviços Gerais, Copeira e Eletricista. Um dos colaboradores fará a supervisão dos trabalhos e todo o serviço será monitorado pela Fundação Santa Cabrini, por meio de seu fiscal.
Os participantes serão remunerados com um salário mínimo mensal e o trabalho contribui para a redução da pena. Apenados de diversos regimes podem participar desse tipo de programa, mas a SECEC priorizou pessoas que estão em prisão domiciliar e que não tenham cometido delitos violentos. O principal ganho da iniciativa é a contribuição para o processo de ressocialização. A assinatura do documento realizada pela secretária Danielle Barros e o presidente da fundação, Helton Yomura, na BPE, na sede da SECEC.
“É com muito prazer que estamos assinando esse acordo, principalmente porque vai contribuir com a ressocialização. A Cultura tem um papel muito importante nesse processo. E sabemos da necessidade do trabalho que vai ser exercido, pois a Biblioteca recebe muitos visitantes e a chegada dos novos colaboradores será fundamental”, declarou a secretária Danielle Barros.
O presidente da Fundação também saldou a concretização da parceria. “Nossa missão é reinserir na sociedade pessoas que querem voltar ao trabalho, aprender a fazer um novo ofício. E nada melhor que isso seja feito com o gerenciamento de uma instituição de quatro décadas, com qualidade e acompanhamento profissional e num ambiente maravilhoso, que é a Secretaria de Cultura. É um lugar despido de preconceitos e estigmas, pois a Cultura tem a missão de promover a diversidade e a arte. Tenho certeza de que eles serão bem acolhidos”, afirmou Yomura.
A cerimônia contou com a participação do deputado federal Aureo Ribeiro, que comemorou o acordo. “Hoje a secretaria dá um passo muito importante. Essa é a pauta de oportunidade. O estado deve acreditar na tarefa de gerar oportunidade para todo cidadão carioca e fluminense. Parabéns pelo convênio, pela economia que está sendo feita, por gerar oportunidades e pelo trabalho da equipe da Secretaria, um time bem entrosado para entregar resultado positivo para o Rio”, ressaltou o parlamentar.