Theatro Municipal lança edital para ocupação da Sala Mário Tavares

Espaço com capacidade para 160 pessoas poderá receber cursos, oficinas, apresentações e exibições de filmes

Sala Mário Tavares, no anexo do Theatro Municipal, poderá ser ocupada com programação independente. Crédito: Luisa Matos.

O Theatro Municipal está abrindo a Sala Mário Tavares, que fica no anexo da casa de espetáculos, para a realização de atividades culturais independentes. O lugar, com capacidade para 160 pessoas, poderá receber oficinas e cursos livres de capacitação ou formação e espetáculos de música (erudita, MPB, instrumental e jazz), artes cênicas, ballet, estreia de filmes, festivais de curtas, lançamento de livros, debates e rodas de conversa.

Os interessados devem se inscrever até o dia 31 deste mês. As inscrições são gratuitas, bem como o uso do espaço. No entanto, caso sejam cobrados ingressos ou taxas, 20% da receita têm que ser revertidos para a Fundação Teatro Municipal.

“Essa é uma área do Theatro que deve ser utilizada para a difusão de programação cultural, para a democratização de acesso e fornecimento de cultura à população fluminense. É importante que ela seja aberta e torne o Theatro cada vez acessível a todos”, declarou a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

Ela explica que proponentes que já tinham sido aprovados em edital anterior foram contatados e escolheram as datas da sua programação, que vai ser conjugada com a nova leva de atividades. Não há impeditivo para estes voltarem a se inscrever e incluírem novos eventos.

O resultado final da seleção deve ser homologado no fim de setembro e o programa de atividades a serem realizadas pelos proponentes pode se estender até o fim do ano que vem. O Theatro Municipal aceita a participação tanto de pessoas físicas quanto jurídicas, desde que sejam sediadas no Estado do Rio.

Além dos 160 lugares, o espaço está equipado com palco, telão, camarim e equipamentos de som e luz. Os custos para a realização dos projetos ficam a cargo dos proponentes.

“A democratização do acesso a esse espaço que pertence à toda a população fluminense é um dever nosso. Por isso, esperamos que os fazedores de cultura encontrem nessa sala o lugar ideal para a realização de suas atividades e que possam contar com essa estrutura para promover a difusão da arte”, afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.