Theatro Municipal: programação popular na hora do almoço

“Balé do Meio-Dia” será apresentado nos dias 25 e 26 de Junho

Às vésperas de completar 110 anos, no próximo dia 14 de julho, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro continua renovando seu público. A própria ação nesse sentido é a apresentação, dias 25 e 26 de junho, do “Balé do Meio-Dia”, espetáculo criado com a intenção de atrair quem passa todos os dias pelo teatro em seu horário de almoço, mas nunca entrou nessa belíssima joia arquitetônica. O Corpo de Baile do TM dançará coreografias dos grandes balés do repertório mundial, em suas principais fases – a clássica, romântica e neoclássica.

Com preço único e popular, a R$10, e duração de 60 minutos, as duas récitas de balé serão com música gravada e figurinos do acervo, de produções anteriores.

Grand Pas de Quatre de Pugni

Música: Cesare Pugni

Coreografia: segundo Jules Perrot

Pas de Quatre foi originalmente coreografado, por Jules Perrot em 1845, século XIX, com música de Cesare Pugni, a pedido do Her Majesty’s Theatre em Londres, Teatro da Rainha Victoria da Inglaterra, a fim de reunir no mesmo palco as quatro maiores bailarinas da época.

Elenco: Claudia Mota/Deborah Ribeiro/ Fernanda Martiny/Renata Tubarão/ Juliana Valadão/ Rachel Ribeiro/ Carla Carolina

Melodia de Gluck Pas-de-Deux

Música: Christoph  Gluck

Coreografia: Assaf Messerer

Pas-de-Deux com a música da Dança dos Espíritos Abençoados. É uma das mais belas melodias de toda a ópera “Orfeo e Euridice”.

Elenco: Renata Tubarão/ Fernanda Martiny/ Francisco Timbó/ Alef Albert

Talismã

Música: Ricardo Drigo

Coreografia: Marius Petipa

O Pas-de-Deux conta a estória da jovem deusa Niriti que cumprindo os desígnios de seu pai, deve submeter-se à prova de descer à terra e manter seu coração fechado a todo amor terreno.

Recebe de sua mãe um talismã para protegê-la, mas acaba apaixonando-se pelo jovem marajá Nouredin, abrindo mão do reino celestial. O Pas-de-deux é dançado por Niriti e Vayou, deus do vento que foi encarregado de protegê-la.

Elenco: Fernanda Martiny/Juliana Valadão/ Alef Albert/Cícero Gomes

O Corsário

Música: Adam/Pugni

Coreografia: Marius Petipa

Pas-de-Deux extraído do ballet em 3 atos do mesmo nome, que conta a estória de um corsário-Conrad que se apaixona por uma jovem grega-Medora, que é feita escrava por um mercador, e é vendida a um rico paxá. Depois de muitas aventuras ela finalmente se une ao seu amado corsário, servo de um poderoso pirata.

Elenco: Renata Tubarão/ Filipe Moreira

Czardas – O Lago dos Cisnes

Música: P.I.Tchaikovsky

Coreografia: Marius Petipa

Divertissement extraído do 3º ato do ballet O Lago dos Cisnes e é apresentado durante os festejos de aniversário do Príncipe Siegfried.

Elenco: Solistas: Rachel Ribeiro/ Wellington Gomes/Santiago Júnior/ Carla Carolina/ Rodrigo Negri

Corpo de baile: Flávia Carlos/Marcella Gil/ Anderson Dionísio/Mônica Barbosa/ Mateus Dutra/ Bianca Lyne/ Saulo Finelon/ Bruno Fernandes/ Vanessa Pedro/ Sérgio Martins/ Paulo Ricardo

Don Quixote

Música: Ludwig Minkus

Coreografia: Marius Petipa

Pas-de-deux extraído do 3º Ato do Ballet “Don Quixote”, baseado no romance de Cervantes, que conta a estória de Kitri, jovem que se apaixona pelo barbeiro Basílio, mas seu pai deseja que ela se case com um nobre rico.  O pas-de-deux representa as bodas do casal, que consegue seu intento graças à ajuda de Don Quixote.

Elenco: Claudia Mota/ Cícero Gomes/ Juliana Valadão/ Carla Carolina/ Deborah Ribeiro/ Fernanda Mart

Datas e horários

25/06 (terça-feira) às 12h

26/06 (quarta-feira) às 12h