Tenor Michael Fabiano oferece aula magna gratuita para cantores líricos

Inscrições para masterclass no Theatro Municipal vão até 09/08

Segundo cantor a se apresentar na série “Grandes Vozes no Rio de Janeiro”, no Theatro Municipal, o aclamado tenor norte-americano Michael Fabiano também terá o compromisso de dar uma aula magna gratuita, parte do conceito do projeto que tem como curador Ilia Tzempetonidis, diretor de elenco da Ópera de Paris.

O objetivo é revelar e aperfeiçoar talentos entre os jovens cantores líricos brasileiros, proporcionando uma chance única de contato com artistas em alta na cena do canto internacional.

Para se candidatar, o profissional ou estudante de canto, com idade máxima de 35 anos, deve mandar e-mail para selecao.tmrj@gmail.com até esta sexta-feira (09/08), incluindo documento de identidade escaneado; foto escaneada; um breve currículo; duas árias de ópera, de livre escolha, sendo pelo menos uma obrigatoriamente italiana, a serem apresentadas na masterclass; e dois links para gravações disponíveis on-line, em vídeo ou somente áudio.

Serão selecionados 10 participantes ao todo (sendo 5 efetivos e 5 suplentes), por uma comissão composta por maestros e diretores do TMRJ, a partir de gravações cujos links deverão ser enviados no ato da inscrição.

A masterclass acontecerá dia 21 de agosto, às 17h, na Sala Mário Tavares, no prédio anexo ao Theatro Municipal (Av. Almirante Barroso, 14).

Michael Fabiano ganhou os dois principais prêmios de canto nos EUA, o Beverly Sills Artist Award e o Richard Tucker Award, em 2014, e já se apresentou nos principais teatros de ópera do mundo, uma lista que inclui o Metropolitan Opera de Nova York, a Ópera de São Francisco, a Ópera da Austrália, o Teatro Real da Espanha, a Ópera Nacional de Paris e o Alla Scala de Milão, entre outros. Recentemente, lançou um CD dedicado às árias de Verdi e Donizetti. Sobre Fabiano, a revista Opera Wire disse que “desde a sua estreia impetuosa no Met, o jovem cantor tem mostrado tanta paixão no palco que parece ser um tenor dos anos dourados da ópera”.