Temporada de concertos 2023 do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro inicia a temporada de concertos 2023 enaltecendo importantes compositores da história da música, como Beethoven, Camile Saint-Saëns, Tchaikovsky, Wagner, Berlioz, Verdi, Adolphe Charles Adam e o brasileiro João Guilherme Ripper. Com Patrocínio Ouro Petrobras, a série vai comemorar efemérides relevantes de grandes artistas do repertório lírico e sinfônico.

O concerto de abertura acontecerá no dia 10 de março, sexta-feira, às 19h, no palco principal, com a Sinfonia nº 9 em opus 125, de Ludwig Van Beethoven, e contará com a participação do Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM). O mesmo programa será apresentado também no dia 11 (sábado), às 17h. Os solistas serão Michele Menezes (soprano), Andressa Inácio (contralto), Fernando Portari (tenor) e Savio Sperandio (baixo). A regência ficará a cargo do maestro titular da OSTM, Felipe Prazeres, e a direção artística, de Eric Herrero.

“A 9ª Sinfonia de Beethoven é um apelo pela fraternidade universal, tal como caracterizado pelo poema Ode à Alegria, de Friedrich Schiller. Este é o sentimento que queremos compartilhar com nosso público em 2023, um ano de muitas novidades no Theatro Municipal. Apresentamos a Residência de Artes Cênicas, a Pós-Graduação em Ensino de Dança Clássica, e novas temporadas do Música no Assyrio, Boulevard de Portas Abertas, além das atrações no palco principal e outros espaços do Theatro. Por isso, convido a todos para que participem dessa nova temporada de muita cultura e arte no Theatro Municipal!”, explicou a presidente da Fundação Teatro Municipal, Clara Paulino.

“Teremos um ano de importantes celebrações, com uma série que contemplará efemérides de compositores de peso, como Verdi, Wagner, Berlioz e Tchaikovsky. Falando em celebração, e por se tratar de um ano em que o Coro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro comemorará seu 90° aniversário, traremos duas peças, neste primeiro semestre, que há muito não são realizadas pelos Corpos Artísticos da casa: a 9ª Sinfonia de Beethoven e o Réquiem de Verdi. Duas peças icônicas para trazer ao público do Rio de Janeiro o Coro com toda sua força e exuberância, acompanhado por nossa grande OSTM e solistas de primeira linha. O ápice desta celebração será uma importante gala no segundo semestre do ano, mais precisamente em agosto, mês de aniversário de nosso Coro, um dos mais importantes da América Latina e grande patrimônio da cultura brasileira, ao lado de nosso BTM e OSTM!”, afirma o diretor artístico do Theatro Municipal, Eric Herrero.

“A temporada 2023 do nosso Theatro conta com obras emblemáticas, mas gostaria de destacar o concerto que reunirá duas das mais tradicionais e importantes instituições sinfônicas do país, a OSTM e a OSB celebrando Berlioz – 220 anos de nascimento – e Wagner – 140 anos de falecimento – compositores que estão intrinsecamente ligados com a presença de uma das mais importantes artistas em atividade no Brasil e no mundo, Eliane Coelho”, destaca o maestro titular da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal, Felipe Prazeres.

Serviço:

Concerto de Abertura da Temporada 2023
Ludwig Van Beethoven
Sinfonia nº 9 em opus 125
Datas: 10 de março, (sexta), às 19h, e 11 de março (sábado), às 17h
Local: Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº – Centro
Classificação: Livre
Haverá uma palestra gratuita uma hora antes de cada espetáculo, realizada no Salão Assyrio.

Temporada 2023:

MARÇO

Concerto de Abertura da Temporada 2023
Ludwig Van Beethoven
Sinfonia nº 9 em opus 125
Solistas: Michele Menezes, Andressa Inácio, Fernando Portari e Savio Sperandio
Dia 10, às 19h, e dia 11 às 17h

Concerto Didático para Escolas
O Carnaval do Animais
Camile Saint-Saëns
Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (OSTM)
Pianistas: Katia Baloussier e Murilo Emereciano