fbpx

Tempo Festival comemora seus dez anos de história com edição imperdível

O Festival aposta na inovação da cena local e global, através de diálogo entre as mais distintas manifestações artísticas, com destaque, para o teatro, a performance e a dança


O TEMPO_FESTIVAL completa uma década e realiza uma emblemática edição, de 22 de novembro a 1º de dezembro, que será patrocinada pela OI, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Em espaços como o Centro Cultural Oi Futuro, Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, Galpão Gamboa, Solar dos Abacaxis, Sedes das Cias e CEAK (Centro de Estudos Ana Kfouri), o festival terá espetáculos e residências internacionais e nacionais, processos, performances, leitura dramatizada, lançamento literário, exposição videográfica, videoinstalação e atividades formativas, como oficinas e encontros com o público.


PROJETO COLMEIA | Foto: Divulgação

“São X anos, com tudo que o X traz: cruzamento, multiplicação, amplitude, variável, incógnita, foco, giro… Serão X movimentos reunindo ações, vozes, conexões, propiciando a escuta, memória e utopia para seguir e expandir”, conta Bia Junqueira, uma das diretoras e curadoras do consagrado festival.

Momentos marcantes do festival ao longo desses 10 anos poderão ser revisitados em uma exposição videográfica no Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, e no Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, no Humaitá. Registrados a partir de diferentes ângulos e câmeras, sob olhar da videomaker Elisa Mendes, os trabalhos agora se desdobram em outros recortes e leituras, possibilitados pela dimensão audiovisual.

Programação

Um dos destaques da programação é a parceria com o Roundhouse, do Reino Unido, no projeto Hive City Legacy que conecta mulheres negras no mundo todo através da arte, “polinizando” e formando Colmeias (Hives). Três artistas britânicas – Aminita Francis, Elsabeth Golla Yonas e Yami ‘Rowdy’ Lofvenberg – estão na cidade para uma residência artística com oito brasileiras, de 13 a 26 de novembro, no Galpão Gamboa.

Confira a programação completa!