fbpx

Superliga e Secretaria de Cultura comemoram sucesso da Oficina de Elaboração de Projetos

Com casa cheia, evento promovido pela Escola da Cultura do Rio de Janeiro contou com dirigentes das escolas de samba da Intendente Magalhães


O auditório da Biblioteca Parque Estadual (Centro) recebeu, na última quinta-feira (9), a Oficina de Elaboração de Projetos, organizada pela Superliga Carnavalesca do Brasil e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, com apoio da FICCCERJ e ministrada pelo SEBRAE/RJ. A ação, que é pioneira no carnaval carioca, teve como prioridade auxiliar os gestores e representantes das agremiações a aumentar a assertividade nos editais.

O presidente da Superliga, Pedro Silva, fez um balanço do evento e uma análise dos resultados que a oficina oferecerá às escolas.

“Estamos muito felizes. Nossa parceria com a Secretaria de Cultura abre uma janela de oportunidades para as escolas de samba da Superliga, principalmente no que diz respeito à capacitação e otimização na área administrativa. A Oficina de Elaboração de Projetos para o Carnaval, ministrada pelo SEBRAE/RJ, elevará o nível de conhecimento dos gestores, ampliando a chance de aprovação nos editais abertos e nos que estão por vir. Acredito que, juntos, demos início a um novo movimento, que visa o crescimento, reconhecimento e visibilidade das as escolas que desfilam na Passarela do Povo”, ressaltou.

A Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Estado, Danielle Barros, comentou sobre a parceria com a Superliga e a importância da capacitação e profissionalização das escolas de samba.

“O carnaval do Estado do Rio de Janeiro é uma referência para todos. E a qualificação faz parte deste processo de aperfeiçoamento da nossa grande festa. A união com a Superliga reforça a importância que o Estado do Rio de Janeiro dá para o nosso patrimônio e todos os segmentos do Carnaval. Este processo de aprimoramento do fazer cultural, através de editais e políticas públicas de fomento, é fundamental para a profissionalização do segmento”, destacou

Inscrições abertas

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) lançou, no dia 1/11, o pacote de editais “Folia RJ 2”, para garantir a animação do folião na maior festa popular do país. Com investimento de mais de R$ 13 milhões, o pacote é dividido em três chamadas públicas: “Bloco nas Ruas RJ 2”, “Não Deixa o Samba Morrer RJ 3” e “Turmas de Bate-Bolas RJ 2”. As inscrições ficam abertas até às 18h do dia 16/11, através da plataforma Desenvolve Cultura, no link: www.cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/.

Mais informações sobre os editais em www.cultura.rj.gov.br/.