Sete motivos para visitar o Parque Lage

Muito procurado por turistas e moradores locais, especialmente nos finais de semana, o Parque Lage é ideal para passeio em família, caminhada a dois, encontro com amigos e diversão para as crianças, com brinquedos e extensa área ao ar livre.

O local está aos pés do Morro do Corcovado, no bairro Jardim Botânico, com área de 52 hectares em meio ao Parque Nacional da Tijuca. São cerca de 625 mil metros quadrados de Mata Atlântica, cuja parte florestal é administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade.

Originário de um antigo engenho de açúcar, da época do Brasil Colonial, o Parque faz parte da história da cidade. Inicialmente inspirado no romantismo dos parques ingleses, após a aquisição de Henrique Lage, o parque foi remodelado e projetado pelo arquiteto Mario Vodret, para transmitir a magia dos palacetes italianos.

Em 1957, foi tombado pelo IPHAN (Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como Patrimônio Histórico e Cultural do Rio de Janeiro. Hoje, o Parque Lage se destaca pela sua estrutura, belíssimos jardins, palmeiras imperiais, chafarizes, lagos, grutas, ilhas artificiais, cavernas e até mesmo aquários com diversos peixes.

Confira abaixo 7 bons motivos para visitar o Parque Lage:

Cartão Postal Carioca

O pátio interno do palacete do Parque Lage tem uma vista privilegiada, emoldurada pelo Corcovado e Cristo Redentor, sendo um dos cartões postais que destacam a cidade maravilhosa pelo mundo afora.

Palacete-do-Parque-Lage-vista-para-o-Corcovado-e-Cristo-Redentor

Atividades ao Ar Livre

Além da classe do conjunto arquitetônico junto a Natureza, o parque também conta com trilhas para caminhadas ecológicas, pequenas quedas d’água, um lago conhecido como “Lago dos Patos”, além de um aquário em argamassa, que imita pedras e troncos de árvores e abriga diversas espécies de peixes.

Trilha-Parque-Nacional-da-Tijuca

Pontos Históricos

Outro ponto simbólico que merece ser visitado é a Cavalariça, um conjunto de casas rosadas onde se recolhiam os cavalos na época colonial, quando o parque ainda era uma residência. Lembranças de quando o transporte equestre era predominante na vida das pessoas.

Cavalariça-Parque-Lage

Delicioso Café da Manhã

Deseja experimentar um delicioso café da manhã, num lugar tranquilo, bonito e agradável, rodeado por verde e em meio à metrópole carioca? O Bistrô Plage é a escolha perfeita. Cafeteria localizada no pátio central do palacete, à beira da piscina, serve café da manhã, almoço e brunch.

Cafeteria-Bistrô-Lage

Piquenique no Recanto dos Namorados

Há também áreas próprias para piquenique, como o “Recanto dos Namorados”, com mesas, bancos e um belo gramado. O espaço pode ser ocupado pelos visitantes, sob algumas orientações para conservação. Programa ideal para um encontro a dois, com a família ou com amigos. A experiência é única e muito agradável.

Recanto-dos-Namorados

Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV)

O palacete ainda abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, que oferece formação gratuita à artistas e profissionais do campo da arte contemporânea, cursos de capacitação, além de uma vasta programação de expositores, seminários, palestras e mostras de vídeos.

Exposição-EAV-Parque-Lage

Visitas Guiadas Personalizadas

E para finalizar, a EAV Parque Lage promove visitas guiadas que podem ser direcionadas de acordo com o desejo do visitante. A caminhada percorre os jardins do parque, a antiga mansão da família Lage, e é uma aula sobre a história do local. As visitas guiadas duram em torno de 1 hora, e acontecem de terças às sextas (14h) e aos sábados (12h30), podendo ser agendadas através do e-mail: visitaguiada.eavparquelage@gmail.com ou telefone (21) 2334-4088.

Visita-Guiada-Parque-Lage

A EAV do Parque Lage, ainda, disponibiliza seus espaços para eventos corporativos, casamentos, lançamentos, desfiles de moda e gravações mediante o pagamento de locação para a Associação de Amigos da Escola de Artes Visuais (AMEAV), cujos recursos são revertidos para a programação e a manutenção da Escola.

Para a realização de um evento no Parque Lage, é preciso enviar um e-mail para o endereço: eventos.eavparquelage@gmail.com, com a data prevista do evento, sua duração, o cronograma de montagem e desmontagem, o público esperado, a equipe envolvida, toda a infraestrutura necessária, entre outros detalhes relevantes para a realização do mesmo.

O Parque Lage abre suas portas para eventos durante o ano todo. Em muitos finais de semana, o local atravessa a madrugada com festas e festivais, principalmente de arte e música, patrocinados por iniciativas públicas e privadas.

Informações Úteis:

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Rio de Janeiro- RJ.

Telefone: (21) 2334-4088.

Entrada: Gratuita.

Funcionamento: Aberto todos os dias, de 08h às 17h.

Site: www.eavparquelage.rj.gov.br