fbpx

Governo lança selo de reconhecimento “Amigo da Leitura”

Premiação aconteceu durante solenidade na Biblioteca Parque da Rocinha


Segundo o filósofo e escritor francês, Voltaire, “A leitura engrandece a alma”. E para prestigiar pessoas, coletivos e instituições que contribuem para o fomento desta prática, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro lançou o selo de reconhecimento “Amigo da Leitura”. Nesta quarta-feira (9), as primeiras 26 honrarias foram concedidas pela Superintendência de Leitura e Conhecimento (SLC), durante solenidade na Biblioteca Parque da Rocinha (BPR).

Todos os contemplados nesta primeira cerimônia são professores e entidades que atuam de forma voluntária e mantêm projetos permanentes na BPR. Como é o caso de Rodrigo Nascimento, 26 anos, que atua há 8 anos na Rocinha com o grupo de valsa Magia de um Sonho.

“Esse reconhecimento é uma honra para mim. É a confirmação que o meu trabalho não está sendo em vão, e isso é muito gratificante. O meu pai sempre foi líder comunitário dentro da Rocinha, então, esta premiação é uma sensação de dever cumprido. Estou dando continuidade ao legado dele”, contou Rodrigo. Atualmente, o projeto de valsa atende cerca de 30 jovens da comunidade, através de aulas gratuitas na BPR.

Rodrigo Nascimento recebendo o selo “Amigo da Leitura”. / Foto: Gui Maia

De acordo com a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, o selo de reconhecimento Amigo da Leitura terá como público-alvo pessoas, projetos, espaços e entidades que contribuem positivamente para a cadeia do livro e da leitura no estado do Rio de Janeiro.

“O talento, dedicação e entusiasmo de pessoas como o Rodrigo contribuem de forma significativa para o fomento da cultura e da inclusão social em território fluminense. Com tantos homenageados neste dia, fica o sentimento de gratidão por ter ao lado pessoas que ajudam a promover a cultura de forma tão plural e inspiradora”, destacou Danielle Barros.

Para o Superintendente de Leitura e Conhecimento, Yke Leon, o certificado de reconhecimento “Amigo da Leitura” foi criado justamente para que a SLC possa, de maneira mais direta, se conectar com pessoas, coletivos e instituições que atuam de forma a impactar suas comunidades e o seu entorno.

“É muito significativo que os primeiros homenageados sejam professores que atuam em nossas bibliotecas localizadas em território popular. Nosso interesse é seguir adiante, contemplando e premiando a cadeia produtiva do livro e da leitura, assim como todos os seus atores. Esse é só o começa do que a gente idealiza e sonha”, afirmou.

Ainda no mês de fevereiro, acontece a entrega de mais 13 selos de reconhecimento, desta vez na Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM), em cerimônia que acontece às 10h. As honrarias também serão distribuídas para pessoas e instituições que incentivam projetos dentro do referido espaço.