fbpx

Secretário viaja para conhecer o mais tradicional festival de pipas do mundo

Ruan Lira quer trazer o festival chinês da cidade de Weifang para o Rio de Janeiro


Em janeiro deste ano, a SECEC-RJ renovou seus laços de amizade com a China, através da assessoria de Relações Internacionais, a fim de estreitar o intercâmbio cultural e movimentar a economia criativa do nosso estado.

Logo no primeiro contato nasceu a ideia, conjunta, de promover o famoso Festival de Pipas Chinesas em terras cariocas. O evento acontece tradicionalmente na cidade de Weifang, localizada na província de Shandong, na costa leste da China. O festival é realizado todo mês de abril, quando se comemora o início da primavera, e acolhe participantes de 40 países. É uma versão moderna do Qingming, quando milhares de pipas foram levadas ao céu entre os séculos XVI e XVII com intuito de homenagear os antepassados e espantar qualquer má sorte na nova estação.

Em prol da consolidação do projeto, que busca trazer o festival para o Rio, Ruan Lira foi convidado, pela delegação de Weifang, em conjunto com o Consulado Geral da China no Rio de Janeiro e a Federal Internacional de Pipas, para participar do 36° edição do festival. O Secretário embarca rumo às terras chinesas nesta sexta-feira (19/04), onde permanece até a próxima segunda-feira (22/04).

Skip to content