fbpx

Secretária de Cultura participa de bate-papo virtual com selecionados do Cultura Presente nas Redes


A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, vai participar de um bate-papo com os selecionados do edital Cultura Presente nas Redes, na próxima segunda-feira (27), às 18h, com transmissão simultânea no facebook e youtube da Sececrj. Na conversa, detalhes e possíveis dúvidas sobre a exibição dos 1,5 mil projetos selecionados nas plataformas digitais, que teve início nesta semana e segue nos próximos dois meses. Para representar os vencedores do edital, a live terá três convidados: Sirlei de Souza (projeto Kamanafrica), João Company (Nossa Úlltima call) e Carolina Chaves (Chora-Mulheres na Roda).

O edital foi lançado em abril, com o objetivo de auxiliar os profissionais da Cultura durante a pandemia da Covid-19. Na live, Danielle Barros também vai explicar a importância da regulamentação do uso do Fundo Estadual de Cultura após 22 anos, que destinou o investimento de R$ 3,750 milhões para o Cultura Presente nas Redes. O edital recebeu exatamente 6.149 inscrições de fazedores de cultura de todas as regiões do estado. Cada produção selecionada recebeu R$ 2,5 mil.

– Em um período de pandemia, conseguimos regulamentar o uso do Fundo Estadual de Cultura que foi determinante para as ações de auxílio aos fazedores de cultura. Conversar com os selecionados do Cultura Presente nas Redes será importante para apresentar as conquistas da nossa equipe nos últimos meses, sempre buscando fomentar a cultura em todo o estado – disse Danielle Barros.

Os projetos do Cultura Presente nas Redes vão movimentar as plataformas digitais com trabalhos nas áreas de música, literatura, artes visuais, audiovisual, dança, teatro, circo, moda, museus, cultura alimentar e expressões culturais populares inéditas.

O bate-papo também vai contar com a apresentação das ações realizadas durante a pandemia da Covid, como a campanha Cultura Solidária, que já ajudou mais de 7 mil famílias de profissionais do setor. Além dos projetos Histórias por Telefone e Rota da Leitura, que alcança números relevantes no estado.