Secretaria de Cultura estuda regulamentação para drive-in

As medidas para o início da retomada das atividades culturais em todo o estado do Rio de Janeiro foram incluídas no decreto de reabertura gradual da economia após o período de isolamento social do novo coronavírus. Publicado na noite desta sexta-feira (6) no Diário Oficial, o texto autoriza a realização das produções em formato de drive-in, com os clientes dentro de veículos, sem aglomeração e respeitando todos os protocolos sanitários. Antes do decreto, durante esta semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) realizou reuniões para analisar uma regulamentação para o funcionamento do serviço.

Para que a retomada seja feita de uma forma consciente e com segurança, a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, vem debatendo o assunto com autoridades e também com os produtores do setor. Na sexta-feira (5), o encontro, em videoconferência, foi com o diretor de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros, coronel Rodrigo Polito. Na próxima segunda-feira (8), a reunião será com o secretário de Estado de Saúde, Fernando Ferry.

– O objetivo é garantir uma retomada consciente dos eventos em todo território fluminense e fortalecer a cadeia produtiva, mas sempre pensando no cidadão, levando em conta a vida, a saúde e também com a retomada da economia. Nas conversas, falamos sobre todos os procedimentos de saúde e segurança que serão respeitados para o projeto de drive-in, mas também pensando futuramente na retomada dos espaços culturais, festivais e iniciativas culturais – disse Danielle Barros.

A Subsecretaria de Eventos da Sececrj está analisando quatro projetos até o momento, sendo dois na capital e dois no interior. No decreto publicado na sexta, foi informado algumas medidas, como a proibição de aglomerações fora dos veículos e o respeito a distância de pelo menos um metro entre os carros. Porém, outros protocolos serão definidos até o próximo final de semana, como por exemplo a venda de alimentos e a utilização dos banheiros.

– Estamos recebendo muitos projetos para a implantação de drive-in nas mais diferentes regiões do Estado. Aqui na capital, já existe um projeto totalmente pronto para funcionar, liberado pela prefeitura e somente aguardando essa liberação por parte dos órgãos estaduais. Demos celeridade a essas análises e conseguimos a inclusão no decreto. Agora vamos apresentar uma resolução conjunta com os órgãos de saúde visando os outros serviços prestados nestes eventos. Já teremos drive-in funcionando no próximo final de semana. Isso é um grande ganho para o mercado de eventos e o setor de audiovisual, neste momento em que se reinventar é o único caminho para dar os primeiros passos pra superar esse momento tão difícil – conta Rodrigo de Castro, subsecretário de Eventos e Relações Institucionais da Sececrj.