fbpx

Secretaria de Cultura apresenta pautas para representantes do circo


A alegria das apresentações circenses é tradicional para crianças e adultos em todo o estado do Rio. Para fortalecer a categoria, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) realizou uma reunião com 20 representantes do setor cadastrados na Fundação Nacional de Artes (Funartes) na Biblioteca Parque Estadual, nesta quarta-feira (26). No encontro, a Sececrj e os artistas trataram três pautas prioritárias para a classe: Lei Aldir Blanc – Lei de Emergência Cultural nº 14.017/2020 -, o protocolo de saúde e liberação dos alvarás do Corpo de Bombeiros.  

A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, apresentou as propostas de normativas estaduais para cumprimento da Lei Aldir Blanc. Existe a possibilidade de um edital exclusivo para o circo. O valor total ainda está sendo analisado. Também foram apresentadas as ações feitas anteriormente, como projetos circenses aprovados no edital Cultura Presente nas Redes e o Gabinete Humanitário, que auxiliou profissionais do setor durante o período de isolamento social. 

– Recebemos esses profissionais incríveis que mantém viva a tradição do circo em todo o estado do Rio. Além das realizações já feitas, buscamos sempre novos planos para auxiliá-los nesse momento de dificuldade. Mas, vale registrar que essa parceria será importante para todos os cenários, mesmo após o fim da pandemia – disse Danielle Barros. 

A reunião também contou com a presença de representantes do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado do Rio de Janeiro (SatedRJ). Ao chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária de Covd, Danilo Klein, foi entregue uma proposta de protocolo para a flexibilização dos espetáculos de circos, contendo todas as medidas de saúde necessária de proteção ao público, funcionários e artistas. Já o coronel Rodrigo Polito, diretor do Departamento de Diversões Públicas do Corpo de Bombeiros, recebeu uma proposta de mudança no pedido de alvarás para o funcionamento dos circos nas cidades. 

– As propostas serão analisadas pelos órgão competentes, assim como todas as informações tratadas durante a reunião. O importante é manter o diálogo com a classe circense, responsáveis por grandes apresentações nos municípios do estado do Rio – disse Rodrigo Castro, subsecretário de Eventos da Sececrj. 

Pertencente à sétima geração da família do Circo Estoril, Nivaldo Estoril ficou satisfeito com a reunião. Atualmente, os cerca de 70 profissionais fazem apresentações no formato drive-in em Itaguaí, mas ainda longe da normalidade. “Pela primeira vez fomos recebidos na Secretaria de Estado de Cultura. Isso mostra que há uma grande vontade de ajuda ao setor, que passa por muita dificuldade nesse período de isolamento social. Esperamos muitas pautas positivas em parceria com o Governo do Estado”, avalia Nivaldo.