fbpx

Sececrj orienta medidas para as Folias de Reis em 2020  


O período entre dezembro e janeiro é conhecido pelas apresentações dos grupos de Folia de Reis no Brasil. Mas, em um mundo que ainda atravessa a pandemia da Covid-19, essa tradição terá mudanças. Por causa do aumento dos casos da doença, as restrições no estado e nos municípios estão sendo decretadas novamente. Por isso, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) recomenda que os grupos – formados em sua maioria por idosos – deixem as apresentações e visitas às casas para o final do próximo ano. 

Nos municípios que as apresentações culturais a céu aberto seguem liberadas, a Sececrj recomenda que todas as medidas de saúde para evitar a proliferação da Covid-19 sejam tomadas. Na lista estão o uso obrigatório de máscara, higienização das mãos com álcool em gel e evitar aglomerações. Com isso, não é aconselhado visitar as casas dos moradores. Tradicionalmente, os grupos de Folia de Reis passam pelas casas dos devotos celebrando a chegada do menino Jesus, que recebeu a visita dos três reis magos.

  • A Secretaria de Cultura reconhece a tradição da Folia de Reis mas, infelizmente, em 2020 a festa tem que ser repleta de cuidados, pois não podemos colocar as nossas vidas em risco. Orientamos para deixar essas apresentações para o final do ano que vem, quando torcemos para que tudo volte ao normal. Em 2020, realizamos um trabalho com o Inepac de reconhecimento dos mestres foliões em diversos municípios do estado – disse Danielle Barros, secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio. 

Valorização da Folia de Reis 
O Departamento de Patrimônio Imaterial do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), vinculado à Sececrj, deu continuidade à entrega de carteirinhas para os membros da Folia de Reis em 2020. No total, foram 61 documentos entregues aos mestres e contramestres de 41 Folias de Reis espalhadas por 20 municípios. O órgão realiza pesquisas para identificar outros grupos no estado. 

A carteira isenta os grupos de folia de reis de apresentar licença especial nas delegacias, desde que organizadas em associação sem fins lucrativos e com objetivo de preservação, conservação e incentivo ao folclore brasileiro com base na Lei N° 4509 de 13 de janeiro de 2005.

Fotos: Divulgação/Prefeitura de Campos