Sececrj chega a marca de 70 projetos aprovados via Lei de Incentivo à Cultura

A poucos dias da chegada do Ano Novo, 2020 segue recebendo investimento na Cultura. Nesta semana, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) chegou a 70 projetos com patrocínio via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. “Um Café Lá em Casa”, que marca o retorno da Petrobras, e “Criação de games sobre cultura local”, com patrocínio da Enel, foram publicados na edição do Diário Oficial desta terça-feira, com a soma superior a R$ 1 milhão.

– Mesmo em meio à pandemia a cultura atua em diversas frentes, na Lei Aldir Blanc, mas também com a retomada cultural via Lei de Incentivo à Cultura. Chegamos a marca de 70 projetos aprovados em 2020 com recursos do ICMS. Isso é fruto de muito trabalho da nossa equipe, que realizou a análise desses projetos para que o patrocínio fosse aprovado o mais rápido possível. Com esse investimento, garantimos fomento à cultura e trabalho para os profissionais do setor em um momento delicado – avalia a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros.

Em um universo de projetos de todos os segmentos da cultura, a Sececrj investiu, via Lei de Incentivo à Cultura, mais de R$ 61 milhões. Conforme a Lei 7.035/2015, um quinto do total das aprovações é destinado ao Fundo Estadual de Cultura, para a realização de apoio ao fomento da cultura em todo o espaço, como por exemplo o edital Cultura Presente nas Redes, que premiou 1,5 mil projetos durante o período de isolamento social da pandemia da Covid-19.

Resumo dos projetos

Um Café Lá em Casa

Este é um programa de música e entrevista, produzido para TV, Streaming e Internet, onde Nelson Faria, um dos mais prestigiados músicos brasileiros, apresenta grandes nomes e novos talentos da música com bate-papo sobre vida, carreira e, claro, muita música.

Criação de games sobre cultura local como metodologia pedagógica de incentivo à leitura – expansão

Este projeto tem como objetivo a implementação de uma metodologia pedagógica de incentivo à leitura e produção textual nas escolas públicas municipais do estado do Rio de Janeiro – de julho/21 a junho/22, através da criação de games narrativos pelos alunos, com temas da cultura local. Será viabilizado através da plataforma FazGame. O objetivo geral deste projeto é o incentivo à produção textual dos alunos, realizado através de roteiros pedagógicos com temas ligados à cultura do entorno das escolas
selecionadas para o projeto. O que será realizado através de uma ferramenta lúdica, que utiliza a linguagem dos games, e por isso é conectada à linguagem atual dos jovens. Através de uma parceria da TecZelt com até 6 secretarias municipais do Estado do Rio de Janeiro, implementaremos o projeto em 60 escolas.