fbpx

Sececrj chega a 61 projetos aprovados via Lei de Incentivo à Cultura


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) publicou, no Diário Oficial de sexta-feira (4), mais quatro projetos com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura inscritos no sistema Desenvolve Cultura: “Unicirco Arte Educação & Comunidade V – Fase I”, “Caravana Carequinha” , “19º Piraí Fest Paladar” e “Aceleração Sociocultural – Formação para gestão cultural”. As publicações proporcionam um investimento de superior a R$ 6,6 milhoes.

Com um trabalho para agilizar a liberação de projetos patrocinados via renúncia fiscal, a Sececrj chegou a 61 aprovações, com investimento total de R$ 48,8 milhões. Conforme a Lei 7.035/2015, um quinto do total das aprovações é destinado ao Fundo Estadual de Cultura.   

– Continuamos aprovando os patrocínios mesmo na reta final de 2020, um ano difícil para o setor cultural por causa da pandemia da Covid-19. Mesmo assim, com esses projetos, mantivemos muitos postos de empregos para profissionais do segmento. Alguns desses projetos, inscritos em 2020, terão as suas produções realizadas em 2021, dando sequência a cadeia produtiva no próximo ano – avalia a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros. 

Sistema Desenvolve Cultura

Desde agosto de 2020, o processo de apresentação para os benefícios da Lei Estadual de Incentivo à Cultura ganhou um novo formato. Não há mais edital, o processo está aberto de março a novembro. Outra novidade é o Sistema Desenvolve Cultura, que recebe as inscrições e abriga diversas informações para facilitar a busca por patrocínios via renúncia de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Todas as informações podem ser conferidas aqui.

Resumo dos projetos

Aceleração Sociocultural – Formação para Gestão Cultural

O projeto Aceleração Sociocultural – Formação para Gestão Cultural tem por objetivo acelerar projetos culturais do Estado do Rio de Janeiro. Por meio de mentorias especializadas nas áreas de gestão, projetos, marketing, negócios e tecnologia, serão atendidos até 20 grupos ou organizações culturais, selecionados através de edital público, seguindo a metodologia desenvolvida pelo Instituto Ekloos.

UNICIRCO ARTE EDUCAÇÃO & COMUNIDADE V – FASE I

Serão ofertadas 800 vagas, sendo previsto para a Fase I a inscrição de 400 participantes, crianças, jovens e adolescentes em situação de vulnerabilidade, com atendimento, orientação e acompanhamentos psicossociais, oficinas pedagógicas de circo-social nos núcleos das comunidades ou de circo-profissionalizante na lona-sede na Quinta da Boa Vista, além de atividades extracurriculares, palestras, ações de relacionamento comunitário, divulgação de campanhas e participação em eventos da Cia Unicirco e dos Patrocinadores. Na lona sede na Quinta da Boa Vista se dá a temporada de espetáculos circenses, com a criação de um novo musical e envolvimento dos participantes.

19º Piraí Fest Paladar – Festival de Gastronomia e Cultura de Piraí

O 19º Piraí Fest Paladar – Festival de Gastronomia e Cultura de Piraí é um evento cultural que reúne diversas linguagens artísticas, como gastronomia, música, exposição e artesanatos no município de Piraí. O evento é gratuito, destinado a todo público (jovens, adultos e terceira idade), e tem como objetivo reforçar a identidade gastronômica e cultural local, mais especificamente da tilápia e macadâmia e as vocações artísticas. 

Caravana Carequinha

O produto principal é uma caravana que irá circular no estado do Rio de Janeiro, com circos itinerantes/tradicionais ou grupos circenses locais, selecionados em chamada pública promovida pela produtora, para atuação com espetáculos e oficinas durante 15 dias em cada localidade, em 10 municípios do estado do Rio de Janeiro.