Sececrj apoia inauguração de espaço cultural em São Gonçalo com live de Emicida

A Sala de Leitura Ruth de Souza, inaugurada em 24 de julho em São Gonçalo pela Secretaria Municipal de Educação e a ONG AfroTribo, vai ganhar o “Espaço Emicida de Cultura Urbana” na próxima segunda-feira, dia 28, às 16h. O novo local terá o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj), através da Assessoria de Cultura Urbana, que tem auxiliado na projeção da sala e também ajudou no contato com o rapper Emicida, que vai participar do lançamento em uma live exclusiva, que será transmitida pelas redes da AfroTribo – facebook (@afrotribo) e instagram (ongafrotribo).

A inauguração vai seguir todos os protocolos de saúde necessários neste período, como o uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos com álcool em gel e distanciamento social. A AfroTribo também vai limitar o número de convidados. A expectativa é que o rapper visite o espaço batizado com o seu nome assim que a pandemia da Covid-19 terminar.  A Sala de Leitura está localizada no Condomínio Residencial Venda da Cruz, no bairro Venda da Cruz, em São Gonçalo.

Tradição no município

São Gonçalo é o celeiro de 40 rodas culturais de rima, além de ser creditado como a Meca do Graffiti Fluminense. Por isso, foi unanimidade a escolha do nome de Emicida para batizar o novo espaço. A Sala Ruth de Souza, em sua essência, foi criada para atender as comunidades da Coruja, Alegria, Brasilia, Viana, além das 5 mil famílias desabrigadas com o deslizamento do Morro do Bumba, em Niterói, realocadas em um condomínio em frente ao espaço, somando ao todo 15 mil famílias atendidas.

• Em nosso dia a dia no espaço, percebemos que a juventude ligada à Cultura Urbana era uma presença marcante e que deveríamos dar voz para ela também. Então, após uma conversa com seus representantes, fizemos contato com a Assessoria de Cultura Urbana da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que, além de nos ajudar na projeção do espaço, nos colocou em contato direto com o rapper Emicida – explica a coordenadora da ONG AfroTribo, Paula Tanga.

Inauguração do “Espaço Emicida de Cultura Urbana”Segunda-feira, dia 28, às 16h.
Transmissão: facebook (@afrotribo) e instagram (ongafrotribo).