Sececrj apoia estudo de universidades sobre impactos da pandemia na economia criativa

A pandemia do novo coronavírus afetou o funcionamento de diversos segmentos no Brasil e no mundo. Para entender esse efeito e debater medidas positivas, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) está apoiando o lançamento de um estudo sobre “o impacto da Covid-19 na economia criativa do Rio de Janeiro“, nesta terça-feira (3), às 17h, no facebook @sececrj. A pesquisa online foi realizada numa parceria com o cRio – think tank da ESPM Rio – e o Observatório de Economia Criativa da Bahia (OBEC BA).

O lançamento vai ter uma live com a participação da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, Danielle Barros, a pesquisadora do cRio ESPM, Luciana Guilherme, e a coordenadora da pesquisa no OBEC BA, professora Daniele Canedo (UFRB).

– Desde o início da pandemia, estamos acompanhando todos os setores ligados a nossa secretaria. Sem dúvidas, a economia criativa também faz parte dessas análises, por ser um segmento que garante o sustento de diversos profissionais. Para termos mais bases nesses estudos, temos o apoio de universidades, que realizam trabalhos muito importantes – disse Danielle Barros.

Com base nos estudos realizados desde o início da pandemia, a Sececrj tem participado de ações de apoio a ONGs da Economia Criativa, através da campanha Cultura Solidária. Também foram beneficiados coletivos culturais e outros diversos segmentos, com o de circos. Até a última semana, a campanha tinha distribuído 3.214 kits (alimentação ou higiene), 1.388 livros, 4.275 garrafas d’água e 2.400 máscaras.