fbpx

SECEC lança programa voltado para o desenvolvimento de ações ligadas à música

O projeto também conta com ações de desenvolvimento social comunitário, educação ambiental e muito mais.


Buscando democratizar a cultura e fomentar as orquestras sociais, a
Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa lançará, no dia 18 de novembro, o Programa ECOS, voltado para o desenvolvimento de ações ligadas à música, com práticas coletivas por meio de orquestras, bandas, big bands e muito mais, capaz de produzir uma transformação na vida dos jovens participantes, seus familiares e as comunidades onde vivem.

O ECOS vai muito além da prática coletiva de musica, sendo voltado também para: atividades de formações musicais, programações e incentivo às ações de economia criativa, através da inserção dos participantes na cadeia produtiva da cultura.

O projeto também conta com ações de desenvolvimento social comunitário, educação ambiental, educação para o mundo do trabalho, cultura de paz nos territórios, políticas de inclusão através do atendimento a jovens com deficiência física e sensorial, entre outras.

Um dos pilares do Programa ECOS é o fortalecimento da cultura de Bandas de Música, Big Bands, Filarmônicas e Fanfarras em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, através de um programa de apoio e qualificação técnico-musical, com ações permanentes de formação e treinamento dos mestres e instrumentistas das bandas e orquestras, intercâmbio e troca de experiências entre os grupos, disponibilização de acervo de partituras e arranjos para a diversidade das formações musicais, doação de instrumentos, cursos de manutenção e reparo dos instrumentos.

O projeto também vai apoiar as bandas e as orquestras com suporte de gestão, transparência das ações, estratégias de comunicação, mobilização de parcerias e captação de recursos.

Voltado para o desenvolvimento sociocultural de jovens e suas comunidades, o ECOS, pretende alcançar 65 mil participantes diretos até 2020.

O lançamento do projeto acontecerá na Sala Cecília Meireles, no dia 18/11, às 19h, com apresentação da Banda Sinfônica Metropolitana e participação da Banda Juvenil de Rio Claro.

Programação