fbpx

SECEC inaugura cinco Salas de Leitura no subúrbio carioca

A grande novidade é que, pela primeira vez, a Secretaria lança duas salas no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu


A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através do projeto #JuntosPelaLeitura, inaugura cinco novas Salas de Leitura no Rio de Janeiro. A proposta é criar um movimento de motivação e ação pela leitura, dando uma oportunidade à população de ter acesso, gratuitamente, aos livros. O objetivo maior é adquirir o conhecimento e usufruir desse importante benefício.

“As salas chegam para transformar territórios e pessoas em cidadãos mais leitores, respeitando o contexto e a realidade de vida de cada um. Queremos, através desse projeto, democratizar o acesso à leitura e ao conhecimento, além de promover novas perspectivas e experiências para as populações urbanas mais carentes”, comenta o Secretário Ruan Lira.

As salas são espaços de convivência recheados com milhares de obras doadas do acervo da SECEC, que funcionam de segunda a sábado, das 9h às 18h.

Remição de Pena

A grande novidade é que, pela primeira vez, a Secretaria lança duas salas no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu: o Espaço Cultural Carolina de Jesus, no Presídio Vicente Piragibe e o Espaço Cultural Solano Trindade, no Presídio Plácido de Sá Carvalho.

Estas bibliotecas estão inseridas no programa de remição de pena que, em parceria com a Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (SEAP) e o Poder Judiciário, fornecem títulos específicos aprovados no programa de remição e disponibilizam outros títulos para a leitura dos cidadãos apenados, ampliando o diálogo com o sistema de atendimento aos jovens infratores DEGASE.

Incentivo à Leitura e Educação

As demais salas de leitura também ficam na Zona Oeste da capital, sendo inseridas como parte da ação de incentivo à leitura e educação, com a finalidade de desenvolver e assegurar estratégias permanentes de planejamento, apoio e articulação para a execução de ações voltadas para o fomento da produção e circulação do livro, da leitura e da literatura no Estado.

Salas de Leitura inauguradas

Segue a lista das cinco novas salas de leitura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa:

Espaço Cultural Carolina de Jesus

Presídio Vicente Piragibe – Complexo Penitenciário de Gericinó

Foto: Gui Maia/SECEC

Espaço Cultural Solano Trindade

Presídio Plácido de Sá Carvalho – Complexo Penitenciário de Gericinó

Foto: Gui Maia/SECEC

Sala de Leitura Virginia de Almeida Andrade

CCDC Santa Cruz
Avenida Cesário de Melo, 12375 – Santa Cruz

Foto: Gui Maia/SECEC

Sala de Leitura Rodrigo Santana Gonçalves

Associação Criar & Transformar
Rua Pedro Jerônimo de Souza, 42 – Paciência

Foto: Gui Maia/SECEC

Sala de Leitura NAIF: Núcleo de apoio integral a família

Rua Edgar Aquino Duarte, 79 – Urucânia

Foto: Gui Maia/SECEC

Essa ação faz parte do projeto #JuntosPelaLeitura, iniciativa da SECEC-RJ – através da Superintendência de Leitura e Conhecimento, montada para atender a todo o Estado ao longo dessa gestão.

Skip to content