SECEC estreita relações diplomáticas com a Sérvia

Secretário Ruan Lira pretende estreitar o intercâmbio cultural através do recém-nomeado cônsul honorário do país, Petkovic

No dia 12 de setembro, a equipe da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa apresentou o Theatro Municipal do Rio de Janeiro ao embaixador da Sérvia Veljko Lazic, que pôde apreciar a estreia do Grupo Corpo, reconhecidamente a mais importante companhia de dança do país.

Ao final do espetáculo, agradeceu o apoio do governador Wilson Witzel e do Secretário de Estado de Cultura e Economia Criativa, Ruan Lira. Confira o vídeo:

Petkovic toma posse como cônsul honorário da Sérvia no Rio de Janeiro

Dejan Petkovic, o jogador de futebol que fez história no Flamengo, promete marcar gols em uma nova área, a diplomática. No dia 11 de setembro ele foi empossado cônsul honorário da Sérvia, seu país de origem, no Estado do Rio de Janeiro.

Segundo o embaixador sérvio, o título apenas oficializou o que Petkovic já vinha fazendo informalmente. “Ele sempre promoveu a Sérvia no Brasil, e muito bem”, disse o embaixador.

O Secretário Ruan Lira pretende estreitar o intercâmbio cultural com a Sérvia por meio das futuras ações de Petkovic no seu novo cargo.

Relações diplomáticas com o Brasil

Há 80 anos, comemorados em 2018, o Brasil mantém relações diplomáticas com a Sérvia: em 1938, na época ainda pertencente à Iugoslávia, a Sérvia abriu uma representação no Rio de Janeiro e, logo em seguida, o Brasil inaugurou sua embaixada em Belgrado.