fbpx

Secec apoia ação do Dia das Mães da ONG Efeito Urbano no Morro da Providência 


A união de forças tem sido um diferencial no enfrentamento dos efeitos provocados pela pandemia do novo coronavírus. Nesse sentido, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio (Sececrj) está apoiando a ação de Dia das Mães da ONG Efeito Urbano no Morro da Providência, no domingo (10), com a doação de mil kits com livros, material de higiene pessoal, máscaras e água. A mobilização também conta com o apoio do RioSolidário, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e a Imprensa Oficial.  

A ONG Efeito Urbano realiza um trabalho de arte e cultura há nove anos com os moradores do Morro da Providência, ofertando oficinas de dança e sendo a primeira companhia de dança da comunidade. Na ação de domingo, o grupo tem cerca de 800 mães cadastradas, que irão receber os kits.

Foto: Gui Maia

– Trabalhamos com arte e cultura, mas nesse período de pandemia estamos buscando parcerias para fazer as doações. Por isso, a importância de levar materiais essenciais e também de cultura, como os livros doados. Vamos fazer a distribuição para essas mães no domingo – disse Ellen Costa, responsável pela ONG, disponibilizando o número (21) 99867-1504 para quem quiser fazer doações. 

AÇÃO SOLIDÁRIA

No período de isolamento social, a Secec tem buscado apoiar ações solidárias de diversos segmentos. A Secretaria tem ajudado de forma solidária diversos coletivos culturais. São mais de 30 grupos que foram apoiados, com 1500 pessoas beneficiadas com doações de kits de alimentação e kits de higiene. A cultura do estado do Rio também apoia os profissionais das artes circenses em vários municípios do estado, com entrega de kits, além de livros e DVDs. Grupos como a Ordem dos Músicos do Rio de Janeiro e o Retiro dos Artistas.

– Nesse domingo, vamos celebrar o Dia das Mães fomentando a cultura e mostrando que o Governo do Estado está presente na comunidade. A Cultura tem que se mostrar solidária nesse momento tão difícil que estamos passando. Temos apoio da Imprensa Oficial, doando mil livros, que junto com a Secretaria de Cultura entrou com a doação de livros, ainda temos o Desenvolvimento Econômico, que junto a Unilever disponibilizou produtos de higiene. Já o Rio Solidário entregou duas mil máscaras. Importante destacar ainda a parceria com a Oh a Água, que disponibilizou fardos de água – conta a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.