fbpx

Sarau na Biblioteca Parque Estadual terá dois ‘imortais’ da Academia Brasileira de Letras

A escritora Nélida Piñon e o poeta Antônio Cícero participam de evento gratuito


Primeira mulher a ter presidido a Academia Brasileira de Letras, a escritora carioca Nélida Piñon, detentora de inúmeros prêmios nacionais e internacionais, como o Príncipe de Astúrias, será entrevistada pelo poeta Jorge Salomão, nesta sexta (07/06), no Sarau promovido na Biblioteca Parque Estadual, equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

O poeta Antônio Cícero – também crítico literário e filósofo – mais conhecido por assinar letras de música para sua irmã, a cantora e compositora Marina Lima, fará a leitura de alguns poemas de sua autoria.

Nélida Piñon será entrevistada pelo poeta Jorge Salomão Leo Martins / Reprodução

Nélida, que aproveitará a ocasião para dar autógrafos do seu último livro, “Uma Furtiva Lágrima”, conta por que aceitou imediatamente o convite: “Não podia dizer não a um espaço público, eu raramente cobro nos eventos em que participo e cada vez menos. Lutei tanto e agora posso retribuir para a população do Rio. E gosto que o Estado crie locais onde o povo possa se divertir”.

Antônio Cícero, por sua vez, é frequentador da BPE há tempos e tem até carteirinha. “Já fui várias vezes, não só para pegar livros emprestados, mas para ver exposições. Acho um lugar extraordinário”.

Antonio Cícero Marcelo Theobald / Reprodução

O evento contará, ainda, com apresentação do ator Gilson Barros, que encenará trechos do seu espetáculo “Riobaldo”, adaptação livre do livro “Grande Sertão Veredas”, de Guimarães Rosa, e participações do poeta Luiz Turiba, do músico Fernando Reis, do dançarino Eduardo Macedo e do poeta de cordel  Severino Honorato.