fbpx

SECEC inaugura Sala de Leitura na unidade prisional feminina de Santo Expedito


O Governo do Estado do Rio de Janeiro inaugurou, nesta segunda-feira, dia 16, o Instituto Penal Santo Expedito (ISE), em Bangu, na Zona Oeste do Rio.

Além disso, o governador Wilson Witzel, o secretário de Educação, Pedro Fernandes e a secretária de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, acompanhados do secretário de Administração Penitenciária, Alexandre Azevedo conheceram as novas instalações do Colégio Estadual 1º Tenente PM Hailton dos Santos, que atenderá as internas do ISE.

Sala de Leitura Santo Expedito
Foto: Gui Maia

O local será uma unidade de referência para mulheres apenadas. A Secretaria de Cultura e Economia Criativa doou 1.500 livros do acervo da Biblioteca Parque Estadual para a inauguração de uma Sala de Leitura no instituto.

Sala de Leitura Santo Expedito
Foto: Gui Maia

“A escolha dos livros do acervo foi feita com ajuda de um ex-detento, junto da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Superintendência de Leitura e Conhecimento. Queremos transformar pessoas em cidadãos mais leitores e criativos e acreditamos que a leitura é um dos meios de transformar a realidade social das internas.” – Danielle Barros, Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa

A iniciativa faz parte do programa de remição de pena, pilar do projeto #JuntosPelaLeitura, movimento de motivação e ação pela leitura.