fbpx

“Programa Juntos pela Leitura” tem mais uma Sala de Leitura inaugurada em unidades do Degase


A leitura apresentando novos caminhos para a vida. Para impulsionar essa chance, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC) participou da inauguração de mais uma Sala de Leitura, que integra o “Programa Juntos pela Leitura”, dessa vez no Centro de Atendimento Intensivo (CAI-Baixada), em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. No total, a unidade recebeu a doação de 400 livros, em uma parceria da SECEC com o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase) e a Secretaria Estadual de Educação (Seeduc). 

Nesta segunda-feira (17), as prateleiras da biblioteca da unidade receberam diversos títulos, entre clássicos da literatura brasileira, como Menino Maluquinho, e outros títulos internacionais, como a coletânea do Harry Potter e a saga Star Wars. O “Salas de Leitura” possui 9 salas em funcionamento no Degase e tem como objetivo atender todas as unidades de internação e semiliberdade ao longo do ano. Além dos livros, a inauguração contou com outras atividades com as equipes de profissionais ligados à literatura.   

Sobre o Programa Juntos pela Leitura:

O “Programa Juntos pela Leitura”,  da Superintendência de Leitura e Conhecimento do SECEC, engloba ações como a Libertação de Livros, com doações de livros num local pré-determinado, paralelamente à contação de histórias e performances. Em parceria com a sociedade civil e o Governo, a SECEC inaugurou espaços de leitura, que têm administração de terceiros. O compromisso da Secretaria, no caso, é a doação de um acervo mínimo, de 100 a 200 livros, e a orientação para ações de incentivo à leitura.  

A  SECEC está aceitando doações de livros, que serão repassados aos acervos das bibliotecas do Degase. As entregas das obras podem ser feitas nas Bibliotecas Parque: Estadual (Avenida Presidente Vargas, 1261, Centro), Manguinhos (Avenida Dom Helder Câmara, 1184, Benfica) e Rocinha (Estrada da Gávea, 454, Rocinha).