Sececrj terá painéis de debate durante programação do Rio2C

Agenda tem início nesta sexta-feira, a partir das 17h30

Maior evento de criatividade e tecnologia da América Latina, o Rio2C apresenta, a partir desta sexta-feira (29), uma série de debates promovidos pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj). As palestras terão como foco a utilização da inovação em favor da arte, incentivando o fomento à cadeia produtiva. O Rio2C acontece na Cidade das Artes, Barra da Tijuca.

“Além de trabalhar a favor da cultura, os temas inovação e tecnologia também falam diretamente com a economia criativa. Então, ter a Secretaria enquanto patrocinadora e participante ativa do Rio2C, reforça o processo de retomada das atividades presenciais que temos promovido, com intuito de fomentar a cadeia produtiva, artística e a economia fluminense”, ressalta a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Secretária Danielle Barros durante abertura do Rio2C / Foto: Leonardo Ferraz

Abrindo a programação da Sececrj, nesta sexta-feira, às 17h30, acontece a palestra “A arte como ferramenta de transformação nas cidades”, no palco Biodom. Durante o painel de debates, o público poderá refletir sobre as oportunidades e a força da arte para gerar mudanças no cotidiano urbano. A mesa contará com a secretária Danielle Barros; Caique Torrezão, realizador do projeto Rua Walls; Marcia Massotti, diretora de sustentabilidade da Enel Brasil; e Paulo Feitosa, fundador e diretor da Quitanda Soluções Criativas.

“Fico muito feliz com o convite para fazer parte de um painel no maior evento de inovação e criatividade da América Latina. A temática do painel e o espaço no qual vai acontecer vem ao encontro do que estamos realizando há pelo menos 12 anos na região portuária com o Rua Walls. Temos cada vez mais a certeza que a arte e o urbanismo tático são grandes ferramentas de transformação para uma cidade”, afirma Caique Torrezão.

Já no domingo, fechando as atividades da Sececrj, acontece a palestra “Criatividade para inclusão social”, a partir das 15h30, também no Biodom. O painel vai receber executivos e criativos para compartilharem suas histórias e lições que aprenderam ao conduzirem suas iniciativas. A mesa de debates terá o CEO e fundador da Brecha, Raull Santiago; o diretor geral da Traços, Reinaldo Gomes; e o porta-voz de cultura da Traços, Thifany Branco.

Rio2C – Abertura

O Rio2C teve início na última terça-feira (26) e contou com a presença da secretária Danielle Barros. Durante a abertura do evento, ela explicou para o público as políticas públicas desenvolvidas a partir da utilização da tecnologia como ferramenta de inclusão e desburocratização do serviço oferecido à população.

“Durante o momento de dificuldade que toda a sociedade passou em virtude da pandemia, a política de editais foi fundamental para o fomento da classe artística. E para democratizar o acesso aos recursos, criamos o Sistema Desenvolve Cultura, para que o produtor de qualquer região do estado pudesse inscrever seu projeto em nossos editais. Com o auxílio da tecnologia, descentralizamos e ampliamos a oferta de ações culturais em outras cidades, universalizando o aporte financeiro à arte”, ressaltou Danielle.

A edição deste ano é apresentada pela Petrobras e tem patrocínio do Banco do Brasil, Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes.

Conheça o Rio2C

Depois de um intervalo de dois anos, o Rio2C retornou, nesta terça-feira (26), com uma edição ainda mais ampla, robusta e diversa. O evento está ocupando a Cidade das Artes até o dia 1º de maio, com dez palcos tematicamente variados, voltados para as áreas de tecnologia, ciência, audiovisual, música, games, novas mídias, marcas, sustentabilidade e futuro do trabalho.

Imagem aérea da Cidade das Artes, na Barra da Tijuca / Foto: Divulgação

São mais de 250 painéis e uma programação com centenas de palestrantes, que traz nomes como Roberto Medina, Boni, Alok, roteiristas de Grey’s Anatomy, Criolo, Mano Brown, Luísa Sonza, Antonio Tabet, Gregório Duvivier, Ailton Krenak, Lázaro Ramos e Ingrid Guimarães.

Sempre conectado com as tendências dos mais variados segmentos desde a sua concepção, a atual edição aposta no consumo inteligente como base temática, bem como no encontro presencial, cultivando a sua essência de ser um lugar de troca de experiências. Embora a espinha dorsal do evento permaneça a mesma – dividido entre os pilares conferência, mercado e festival –, em 2022 novos assuntos e seções foram acrescentados à programação.

Data: de 26/04 a 01/05

Local: Cidade das Artes