fbpx

Cultura do Estado convoca artesãos para estande na Rio Artes Manuais

Convocatória será aberta para artistas que apresentem artesanatos relacionados à cultura fluminense


A 14ª edição da Rio Artes Manuais, maior feira de artesanato da América Latina, chega ao Rio de Janeiro no dia 11 de maio. Com o intuito de promover o artesanato cultural fluminense, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj) vai abrir convocatória, nesta quinta-feira (31/03), para artesãos que queiram compor a programação do Estande RJ de Talentos. As inscrições ficam disponíveis até o dia 8/04.

O estande próprio da Sececrj vai garantir, através do processo de seleção, 30 vagas para expositores. O espaço será destinado para artesãos maiores de 18 anos ou entidades representativas (associações ou cooperativas). A convocatória vai priorizar profissionais que desenvolvam peças de artesanato dedicadas à promoção da cultura fluminense.

“O artesanato cultural é uma importante ferramenta de fomento à economia criativa no estado. Ele carrega a tradição e a expressão cultural e social do Rio de Janeiro. Nossa intenção, ao abrir o nosso estande para a participação da população, é exatamente dividir este espaço com os artesãos fluminenses e garantir a promoção da sua arte”, destacou a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. 

As inscrições para participar do Estande RJ de Talentos devem ser feitas através da plataforma Desenvolve Cultura, no link: http://cultura.rj.gov.br/desenvolve-cultura/inscricao/. A feira Rio Artes Manuais acontece entre os dias 11 e 15 de maio, das 10h às 19h, no Centro de Convenções EXPOMAG (antigo SulAmérica), na Cidade Nova – Centro.

Confira as regras da convocatória no link: http://cultura.rj.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/PDFsam_merge.pdf

Rio Artes Manuais

A edição deste ano trará cerca de 50 estandes, que levarão à feira uma grande diversidade de produtos, oferecendo ao público oficinas com técnicas variadas. Utilizando o tema “Conexões”, a feira vai abordar várias formas de comercialização de artesanato, ressaltando as vertentes relacionadas à capacitação e negócios.

O salão de exposições conta com uma área total de 5 mil metros quadrados, além de um salão nobre com mil metros quadrados, onde será realizada a entrada dos visitantes.

O Centro de Convenções EXPOMAG fica localizado na Avenida Paulo de Frontin, n° 1, Cidade Nova. Os ingressos podem ser adquiridos no site do evento: https://rioartesmanuais.com.br/.