fbpx

Educa Circo é inaugurado com proposta de formar artistas


Brilhar nos palcos, receber aplausos e ser reconhecido pela sua arte. Esse é o desejo de muitas pessoas que se encantam pelo mundo artístico e resolvem encarar isso como um estilo de vida. Com propósito de fazer esse sonho possível para adolescentes do CIEP 303 Ayrton Senna Da Silva, o Governo do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro e a FAETEC criaram o projeto Educa Circo, com objetivo de fomentar a arte e a economia criativa através da formação de alunos da escola em seis módulos de artes circenses. 

As duas primeiras modalidades do Educa Circo oferecidas são os malabares, na parte da manhã, e as acrobacias, na parte da tarde, com duração total de 200 horas. Ao fim de cada módulo, os alunos receberão um certificado pela FAETEC.

A chance de um curso profissionalizante dentro da própria escola não foi desperdiçada pelos alunos Antônia Gomes, 18, Ana Cristina da Costa, 16, Bruno Pereira, 18. 

Antônia, que nasceu na cidade de Graça, no interior do Ceará, atualmente vive na Rocinha e cursa o primeiro ano do Ensino Médio. Ela nunca foi ao Circo e ficou encantada com a possibilidade de ter aulas como essas e poder descobrir sua potencial profissão. “Eu acho muito legal ver os malabarismos, os truques de mágicas. Eu sempre gostei, mas onde eu morava, no interior, não tinham essas coisas. Chegando aqui esse ano eu vi a oportunidade”, completou e estudante.

Bruno e Ana Cristina, alunos do segundo ano do Ensino Médio, se inscreveram no curso de artes circenses por pensarem em investir a carreira no teatro. “Achei interessante descobrir novas experiências e conhecer novas coisas”, contou Ana. Bruno buscou o curso também com a intenção de expressar melhor o que sente. “Espero que a gente possa se soltar mais aqui e futuramente isso possa me ajudar”.

Os professores do Educa Circo, Ângela Cericola e Renner Avillis, são ex-professores da Escola Nacional de Circo e trouxeram a expertise de anos nas lonas para dentro do CIEP. Entusiasmados com o Educa Circo, estão prontos para formar mais profissionais da classe artística e contribuir para a comunidade.

Foto: Gui Maia