fbpx

Projeto beneficiou mais de cem profissionais

Rita Fernandes, presidente da Liga Sebastiana, conta como conseguiu envolver o maior número possível de pessoas em projeto de apresentações virtuais de carnaval, através de edital da SECECRJ


Rita Fernandes, presidente da liga Sebastiana, afirma que edital deu um “respiro” para profissionais do carnaval. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

–  Qual é a importância do auxílio proporcionado pelo edital de carnaval da SECECRJ?

–  Esse e outros editais públicos são a única salvaguarda que temos para essa cadeia produtiva, que está parada desde o ano passado. É importante esclarecer para quem não acompanha o carnaval que os profissionais que atuam nos blocos ou outros grupos carnavalescos têm uma atuação intensa durante o ano todo e não só naqueles quatro dias oficiais de folia. São eventos corporativos, casamentos, ensaios, oficinas, apresentações diversas, escolha de samba, entre outros, que geram renda para eles e que foram suspensos. O carnaval em si, que começa cada vez mais cedo e está durando de janeiro a março, é para muitos a principal fonte de remuneração, mas não a única. São músicos, cantores, aderecistas, costureiras e muitos outros profissionais que precisam dessa ajuda vital.

–   Como essa verba está ajudando esses profissionais?

–  No caso da Sebastiana, o que procuramos fazer é esticar ao máximo a abrangência do nosso projeto de uma forma que pudéssemos realmente beneficiar da forma mais ampla possível essa cadeia produtiva. Por isso, em primeiro lugar optamos por realizar uma mesa de debates reunindo palestrantes ligados ao carnaval. Depois, na live de apresentação musical escolhemos fazer um evento que reunisse nove blocos e o Clube do Samba num evento só, para podermos produzir algo bem rigoroso em termos de qualidade e investindo numa produção caprichada. Se nos preocupássemos só com a apresentação musical do bloco, íamos deixar de fora parte dessa cadeia produtiva. Só no cenário, são uns dez profissionais. Como optamos por colocar fantasias em todos que vão se apresentar, estamos ajudando as costureiras da ONG Divinas Axilas, ligada ao bloco Suvaco do Cristo, que também tinham sido prejudicadas com a pandemia.

–  Há todo um pessoal de apoio para a produção ficar impecável, mas e com relação ao pessoal envolvido diretamente na parte musical?

–  Todos foram escolhidos criteriosamente. Chamamos o Paulão Sete Cordas para ser diretor musical, por ser envolvido com o carnaval e o samba. Chamamos os cantores profissionais Marina Iris e Moyseis Marques, que sempre concorrem em escolhas de samba. A apresentação foi da Aline Prado, que é apresentadora de TV e foi a porta-bandeira do Imprensa Que Eu Gamo durante 15 anos. Ela está dentro e vibra com o assunto. Além de uma boa turma de ritmistas. Chamamos também os nossos mestres de bateria Penha, Felipe e Felipão, personagens indispensáveis do carnaval. Em resumo, conseguimos contemplar muitas áreas de uma cadeia produtiva parada e foram mais de 100 pessoas envolvidas. É uma galera que está trabalhando e, por menor que seja o valor, é um dinheiro que vai ajudar, que dá um respiro nessa hora. É uma forma que a Sebastiana encontrou de beneficiar bastante gente e realizar algo bonito.

Rita Fernandes destaca participação de costureiras na produção da live. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

–  E a participação de representantes de blocos de fora?

–  Chamamos o Clube do Samba porque alguns integrantes de blocos da Sebastiana enfrentavam problemas, até por conta da pandemia, e não puderam participar. O Clube é ligado ao Barbas e muito ligado à nossa história. Mas houve uma mesa de debate com representes de outros blocos. Chamamos o “Mulheres Rodadas”, o “Tambores de Olokun”, entre outros, por fazerem um trabalho muito importante. Essa foi uma conversa sobre a saúde, que ficou afetada. Muita gente está deprimida, com a paralisação do carnaval, das mortes, com os problemas familiares, solidão… O carnaval sempre foi um momento de catarse para a sociedade. É uma distensão de tudo que passamos o ano todo. Num momento de pandemia, de dor e morte, precisaríamos ainda mais disso e não tivemos. Por isso, o tema dessa segunda mesa.

–  E por todos esses motivos, como as pessoas vão se comportar no próximo carnaval?

–  Ninguém sabe dizer. É uma questão difícil porque envolve o comportamento do outro. Hoje, em setembro, a gente observa esse desejo desse encontro, desse toque, mas as pessoas ainda estão receosas. Tem muita água para rolar. Festas de fim de ano, Réveillon, verão e o comportamento pandêmico que temos que avaliar. Se a pandemia estiver sob controle, vai ser uma loucura, principalmente os mais jovens. Será o carnaval dos muito jovens, dos 13 aos 25 anos. Estão sem escola, sem festas, sem futebol, nada. Será o primeiro momento de extravasar. É uma questão que as autoridades, a mídia e os agentes públicos precisam se preocupar e até fazer campanhas para orientar. Já os mais velhos vão ficar um pouco mais cautelosos. Mas pode haver também o retorno de bailes em ambientes fechados com mais controle.

Presidente da Sebastiana diz que é cedo para prever comportamento de foliões no próximo carnaval, mas exagero de muito jovens preocupa. Crédito: Gui Maia/SECECRJ

–   Qual foi o maior desafio de transpor para uma apresentação online um evento essencialmente de rua?

–  Nossa filosofia é a democracia da rua, de ocupar esse espaço público. O carnaval quando é bloco acontece organicamente com aquilo que a cidade tem a oferecer na hora, como o Escravos da Mauá que absorve o pessoal local, com ala de pernas de pau, outra ala da Providência, e por aí vai. Num palco não é a mesma coisa, mas procuramos sintetizar da melhor forma possível. A Sebastiana escolheu fazer um passeio musical, que vem desde 1985 e chega aos anos 2000, através das músicas dos seus blocos. É o retrato dos 36 anos da Liga, numa ordem cronológica. Virou um acervo. Há o registro de pelo menos um samba representativo por bloco. Termina a live com um grande baile de carnaval. O objetivo é deixar as pessoas em casa bem animadas e sempre poderá ser visto.