fbpx

Parque de Ideias: Bibliotecas Parque terão programação cultural gratuita até o final do ano

Projeto Parque de Ideias será lançado nesta terça-feira e vai trazer nomes como Zélia Duncan, Luiz Antônio Simas e Mart’nália


Com shows, palestras, rodas de conversa e oficinas literárias, as Bibliotecas Parque do Centro, Manguinhos e Rocinha terão mais programas culturais e educativos com acesso gratuito para a população. As ações serão desenvolvidas através do projeto Parque de Ideias, que conta com patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O pontapé das atividades acontece nesta terça-feira (10), com a peça teatral “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”, às 17h, na Biblioteca Parque Estadual – Centro (BPE).

“Temos hoje as Bibliotecas Parque reabertas, já cumprindo um importante papel social na vida das pessoas da região onde estão instaladas. Agora, com o Parque de Ideias, teremos esta atuação ampliada, com garantia do crescimento da cadeia produtiva, artística e da economia fluminense. Ter as nossas bibliotecas como palco para este projeto é um marco de aproximação entre os equipamentos públicos e a população”, destaca a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Biblioteca Parque Estadual vai receber programação extensa ao longo do ano / Foto: Leonardo Ferraz

A programação de maio conta com diversas atrações confirmadas, entre elas: conversa literária com Elisa Lucinda (Centro), show de Zélia Duncan (Centro), aula inaugural com Luiz Antônio Simas (Rocinha e Manguinhos) e rodas de samba com Mosquito (Rocinha e Manguinhos). Em junho, a agenda do Parque de Ideias vai proporcionar encontros, shows e palestras com Mart’nália, Rico Dalasam, Fabrício Carpinejar e Jéssica Ellen.

“Acreditamos que a oferta de uma programação gratuita e de qualidade nas bibliotecas vai ajudar a atrair a população para os equipamentos culturais e consolidar a vocação desses espaços como ambientes de encontro, conhecimento, pesquisa e formação”, explica Marcio Debellian, idealizador e produtor do Parque de Ideias.

Mart’nália se apresenta em junho na Biblioteca Parque de Manguinhos / Foto: reprodução

O projeto também vai trabalhar com o segmento educativo, promovendo oficinas, cursos livres e programas de formação cultural-profissional nas três bibliotecas. O público poderá contar com opções para técnico de som, criação de quadrinhos, escritas performáticas, introdução ao desenvolvimento de jogos, empreendedorismo e carreira musical.

Para participar dos cursos e oficinas, o público deve realizar inscrição pelo instagram, no @parque_de_ideias. Em relação aos shows, as atividades também são gratuitas, abertas ao público e sujeitas à lotação, de acordo com a capacidade de realização de cada local. É recomendado que a pessoa interessada chegue, pelo menos, uma hora antes de começar o evento.

Abjeto-Sujeito – Sinopse

Muitos anos após declinar do convite de Fauzi Arap para criar um espetáculo com textos da maior escritora brasileira, a atriz e diretora Denise Stoklos promove o encontro do teatro com a obra clariciana. O resultado é uma investigação radical a respeito de como o corpo, a voz e a emoção da intérprete expressam uma palavra literária empenhada em dizer o que a todo momento beira o indizível. Canções de Elis Regina pontuam de tempos em tempos o percurso que vai da negação à constituição do sujeito.

Concepção e interpretação: Denise Stoklos
Direção: Elias Andreato
Dramaturgismo: Welington Andrade
Textos: Clarice Lispector
Canções: Elis Regina
Iluminação: Aline Santini
Duração: 75 minutos

Peça com Denise Stoklos tem texto de Clarice Lispector e canções de Elis Regina / Foto: reprodução

PROGRAMAÇÃO DE MAIO – PARQUE DE IDEIAS

Biblioteca Parque Estadual – Centro (BPE)

10 e 11/05, às 17h – Peça teatral “Abjeto-Sujeito: Clarice Lispector por Denise Stoklos”

17/05 – Início da oficina “Introdução ao Desenvolvimento de Jogos”, com coordenação de Bruno Feijó, parceria da PUC-Rio e curadoria pedagógica de Júlio Diniz.

24/05, às 17h – Bate-papo Ilustre Leitor com Elisa Lucinda e mediação de Marcio Debellian: conversa informal sobre dez livros fundamentais na vida do entrevistado e que não podem faltar no acervo da biblioteca.

26/05, às 17h – Zélia Duncan sobe ao palco do Teatro Alcione Araújo, na BPE, acompanhada de Webster Santos para um show especial celebrando o lançamento do seu primeiro livro, “Benditas as coisas que não sei”.

Bate-papo Ilustre Leitor vai estrear com Elisa Lucinda / Foto: reprodução

Biblioteca Parque da Rocinha (BPR)

15/05, às 14h – Roda de conversa com Luiz Antonio Simas, historiador, professor e escritor, sobre o samba e a cultura urbana.

15/05, às 16h – Roda de Samba com Mosquito, expoente entre os novos artistas do samba carioca. Tem como influência Zeca Pagodinho, Candeia, João Nogueira, Cartola, entre outros nomes.

28/05, às 14h – Oficina “Corpo Bandeira”, com Maxwell Alexandre: a oficina tem como proposta fazer uma grande bandeira de papel pardo, com silhuetas de corpos pintados.

Biblioteca Parque de Manguinhos (BPM)

14/05, às 14h – Roda de conversa com Luiz Antonio Simas, historiador, professor e escritor, sobre o samba e a cultura urbana.

14/05, às 16h – Roda de Samba com Mosquito, expoente entre os novos artistas do samba carioca. Tem como influência Zeca Pagodinha, Candeia, João Nogueira, Cartola, entre outros nomes.

16/05 – Oficina “Como viver de música”, com Kamilla Fialho: o curso é voltado para artistas e empresários que querem iniciar uma carreira sólida e organizada. Foi criado por Kamilla Fialho, empresária pioneira em adaptar artistas originários no Funk para a cultura Pop.

Serviço

BPE
Endereço: Avenida Presidente vargas, 1261 – Centro

BPR
Endereço: Estrada da Gávea, 454 – Rocinha

BPM
Endereço: Avenida Dom Hélder Câmara, 1184 – Benfica