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Programação natalina com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura


Vai ter programação natalina em 2020. A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) publicou, nesta terça-feira (17/11), em Diário Oficial, a liberação de patrocínio, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, para três projetos.  O objetivo da ‘Liga do Natal’, do ‘Natal Mágico’ e do ‘Festival Halleluya’ é manter a magia natalina, mesmo em meio a uma pandemia. As apresentações seguirão todas as recomendações das autoridades sanitárias.  

Com as três aprovações, a secretaria chegou a 53 projetos patrocinados via Lei de Incentivo à Cultura, em 2020. Desta forma, cumpre-se o objetivo de manter ativos os profissionais de cultura durante a pandemia da Covid-19, com um investimento total aproximado de R$ 37,5 milhões. Além disso, conforme a Lei 7.035/2015, um quinto do total das aprovações é destinado ao Fundo Estadual de Cultura.

– Estamos garantindo a magia do Natal em todo o estado com projetos incentivados. São apresentações para toda a família e que mantêm viva a tradição natalina, uma das datas mais importantes para a cultura no estado. Com esses projetos seguimos democratizando a cultura e mantendo o trabalho dos profissionais do setor – disse a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

Resumo dos projetos

LIGA DO NATAL

O projeto é uma continuação do ‘Vila Encantada de Natal’, que vem sendo realizado desde 2017 no interior do Rio. Devido à pandemia, o evento itinerante e presencial virá em novo formato. Por intermédio de TV e transmídia, será possível alcançar o maior número de lares fluminenses com um conteúdo artístico e cultural de alta qualidade, que trará o alento e o encanto desta época tão importante. O projeto, no entanto, mantém seus pilares de sustentabilidade, educação ambiental e acessibilidade. A expectativa é atingir cerca de 8 milhões de pessoas.

FESTIVAL HALLELUYA

O evento será realizado no dia 12 de dezembro, no Cristo Redentor, no formato de live e transmitido pelo Youtube. Contará com cinco pontos de retransmissão na cidade do Rio de Janeiro, tendo como foco a juventude. A ideia é promover ações de dignidade da pessoa humana.

NATAL MÁGICO

Trata-se de uma exposição cultural, em Cabo Frio, com a temática de Natal. O objetivo é promover o acesso à cultura por meio de exposição e apresentações artísticas, além de estimular a cadeia produtiva criativa, atraindo investimentos para a cidade. A exposição destacará a cultura natalina brasileira, com seus costumes e crenças.