fbpx

Theatro Municipal do Rio de Janeiro anuncia a Programação Artística de 2022


O Theatro Municipal do Rio de Janeiro inicia sua temporada no próximo dia 16 de abril com um concerto dedicado a Mozart. A abertura da temporada da Programação Artística de 2022 contará com a participação do maestro Felipe Prazeres à frente da Orquestra e do Coro do Theatro Municipal. Serão executadas a Sinfonia 25 em Sol menor, K 183, e na segunda parte, a Missa em Dó Maior, K317, também conhecida como “Missa da Coroação”.

Ainda no mês de abril, dia 28, dentro da “Série Vozes”, Carlos Moreno e a OSTM colocarão em foco a música brasileira em um programa dedicado ao “Indigenismo na Ópera”. Desta vez, o concerto apresenta trechos de “O Guarani” de Carlos Gomes e a ópera em um ato “Moema”, de Delgado de Carvalho.

“Após dois anos sem uma temporada completa, em consequência da pandemia, apresentaremos uma programação diversificada, buscando atender ao máximo os anseios do público da casa”, destaca o diretor artístico Eric Herrero. “Teremos três títulos operísticos de grande apelo, sendo dois deles encenados, além de outras três óperas em um ato de compositores brasileiros. O Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro mostrará uma obra original e outros dois importantes balés de repertório. Além disso, vários concertos ao longo do ano proporcionarão o reencontro do público com o Coro e Orquestra do Theatro”, conclui.

A temporada segue com realização institucional da Associação dos Amigos do Teatro Municipal do RJ, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e fortalecendo a programação, imprescindível a sua realização, os Patrocinadores Ouro, Petrobras e Instituto Cultural Vale.

No mês de maio o Ballet do TMRJ volta ao palco com o icônico “O Lago dos Cisnes” de Tchaikovsky, com remontagem e adaptação de Jorge Texera e direção geral de Hélio Bejani.

Em junho, mais uma ópera em concerto na “Série Vozes”: a “Carmen” de Bizet, com Orquestra e Coro do Municipal sob a regência de Javier Logioia. Em seguida, a Escola de Dança Maria Olenewa apresenta a remontagem do balé “O Corsário”. Nossa programação de 2022 conta com Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras.

“Estamos com a nossa linda casa de espetáculos pronta para receber o público! A programação deste ano foi pensada com muito cuidado, sabendo da expectativa da população em retornar ao TMRJ em 2022. Ao longo do segundo semestre, além de uma intensa comemoração em nosso aniversário, dia 14 de julho, também teremos ainda mais novidades, com produções inéditas e montagens de óperas completas”, afirma Clara Paulino, Presidente da Fundação Teatro Municipal.

Programação – Programação Artística de 2022

  • CONCERTO DE ABERTURA – SÉRIE MOZART – Obras de Mozart
  • CONCERTO SÉRIE VOZES – MÚSICA BRASILEIRA EM FOCO – Com “ABERTURA”, “O GUARANY” e “DUETO ATO I” de Carlos Gomes & “MOEMA” de Delgado de Carvalho
  • O LAGO DOS CISNES – Música de Tchaikovsky e Coreografia de Marius Petipa & Lev Ivanov
  • CONCERTO SÉRIE VOZES – CARMEN” de Bizet
  • DON GIOVANNI – de Mozart
  • NOITE DE MÚSICA FRANCESA – Saint Saëns, Massenet, Charpentier e Gounod
  • CONCERTO DA IMPERATRIZ – Neukomm, Kozeluch e Mozart
  • PETITE MESSE SOLENNELLE – Gioacchino Rossini
  • CONCERTO DO BICENTENÁRIO
  • MACUNAÍMA (estreia mundial) – Música de Ronaldo Miranda e Coreografia de Carlos Laerte
  • MUNICIPAL DE PORTAS ABERTAS – GUIA ORQUESTRAL – de Benjamin Britten
  • CONCERTO SÉRIE VOZES – ANIVERSÁRIO 158 ANOS DE ALBERTO NEPOMUCENO”, com “ARTEMIS” de Alberto Nepomuceno e “JUPYRA” de Francisco Braga
  • GALA LÍRICA – RENATA TEBALDI E O THEATRO MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO – (Parceria TMRJ/OSB)
  • CONCERTO HALLOWEEN – Mendelssohn, Saint-Saëns e Mussorgssky
  • O BARBEIRO DE SEVILHA – de Rossini
  • DON QUIXOTE – Música de Ludwig Minkus e Coreografia de Marius Petipa

Serviço:


Temporada Artística de 2022
Data: A partir de 16 de abril
Classificação: Livre
Acompanhe as nossas redes oficiais
Site
http://theatromunicipal.rj.gov.br/
Canal do YouTube
https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro
Facebook
https://www.facebook.com/theatro.municipal.3
Instagram
https://www.instagram.com/theatromunicipalrj/?hl=pt-br

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM
Patrocínio Ouro Petrobras e Instituto Cultural Vale
Lei de Incentivo à Cultura
Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal
Realização: Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal