fbpx

Piraí Fest mistura cultura e gastronomia em três dias de evento no interior do RJ

Evento que comemora os 182 anos da cidade é patrocinado via Lei Estadual de Incentivo à Cultura


Piraí recebeu neste fim de semana mais uma edição do tradicional Piraí Fest, evento de valorização da arte através da cultura e da gastronomia. A festa, patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa – via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, aconteceu de sexta-feira (18) a domingo (20), entre as três principais praças no Centro da cidade.

São espaços com palcos para interações com o público, seja com shows ou aulas de gastronomia, além de tendas e quiosques que formam uma grande praça de alimentação pelas ruas.

Este ano, o tema do Piraí Fest foi “Mistura Perfeita”. Segundo a organização, a ideia é trazer referências de fora para inspirar a produção local com novas ideias de receitas com o peixe da espécie tilápia e a noz macadâmia, dois ingredientes importantes para a economia do município.

Praça de alimentação

Durante os três dias de evento, nas tendas e quiosques que formam a praça de alimentação, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer receitas que utilizam a tilápia e macadâmia como protagonistas.

Cozinha Show

Foram oferecidas aulas gratuitas de gastronomia, uma delas com a chef Kátia Barbosa, única mulher no time de jurados do reality show “Mestre do Sabor”. Os alunos puderam provar os pratos que são feitos durante as aulas.

Atrações musicais

Shows de artistas nacionais, regionais e locais aconteceram em dois palcos: o Cultural e o Prata da Casa. As principais atrações foram Cristina Braga, Babu Santana e Sandra de Sá.

Sandra de Sá agita a 18ª edição do Piraí Fest — Foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Piraí

Restaurante

Chefs convidados pela organização foram desafiados a criar receitas tendo como base a tilápia e a macadâmia. Em um restaurante na Praça da Preguiça, um menu degustação, com entrada, prato principal e sobremesa, foi oferecido ao público por R$ 45, valor muito abaixo do que normalmente é cobrado.

Concurso gastronômico

Outra atração do Piraí Fest foi um concurso gastronômico para escolher as melhores receitas da cidade nas categorias petisco, entrada, prato principal e sobremesa. Durante todo o sábado, um júri especializado, que contou com a Superintendente de Lei de Incentivo da SECEC, Conceição Diniz, visitou bares, hotéis e restaurantes para experimentar os pratos feitos de tilápia e macadâmia.

Júri especializado visitou bares, hotéis e restaurantes para experimentar os pratos feitos de tilápia e macadâmia — Foto: Divulgação
Skip to content