fbpx

Ruan Lira participa do 1º Painel Criativo Agulhas Negras

Evento acontecerá em Resende no dia 23 de outubro no Espaço Cultural Z


A cidade de Resende servirá de palco para o 1º Painel Criativo Agulhas Negras, que acontece nesta quarta, 23, no Espaço Z, local que abriga o Teatro José de Moura.

O evento, realizado através de parceria entre a Araucária Produções Artísticas e a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, é pioneiro na região que abrange também as cidades de Itatiaia, Porto Real e Quatis, e tem o intuito de provocar o debate e troca de ideias entre os diferentes profissionais que atuam no segmento da economia criativa para planejar e apresentar projetos que proporcionem um maior impulso na produção cultural da região, reconhecida por sua importância industrial, ambiental e turística.

Ruan palestra no evento Agulhas Negras

Na ocasião, produtores, gestores culturais e profissionais de segmentos ligados ao tema, estarão reunidos com Ruan Lira – Secretário de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro – cujo trabalho vem revolucionando a gestão cultural de norte a sul fluminense.

Além do Secretário, autoridades de diversos segmentos voltados à promoção cultural, turismo e empreendedorismo, abordarão pautas relevantes para a realização e propagação de projetos culturais na região.

Espera-se que, desde a moda e a gastronomia, passando pelo carnaval, audiovisual, teatro e artesanato, toda a cadeia produtiva, esteja mobilizada
para propor ideias e apresentar demandas que visem fortalecer projetos que contemplem a região. Possibilidades de fomento como a Lei de Incentivo à Cultura (ICMS) , que hoje conta com mais de 80 projetos da região em análise, estarão em pauta.

Atualmente, a Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC) vem trabalhando para a capacitação de proponentes e na conscientização e motivação de empresas que possam ser investidoras usando a isenção fiscal aplicada a projetos nos municípios do Estado. Esta será a oportunidade para que projetos culturais possam ajudar a elevar ainda mais o desenvolvimento econômico e turístico da região.

PRELETORES
RUAN LIRA – SECRETÁRIO DE ESTADO DE CULTURA E ECONOMIA CRIATIVA RJ
Propostas do Estado para a cultura e economia criativa na região.

DIOGO OLIVEIRA – SUPERINTENDENTE ESTADUAL DE ECONOMIA CRIATIVA
Economia criativa como ferramenta de trabalho e renda.

JHONNY BARROSO – PRESIDENTE DO CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA CULTURAL
Democratização da cultura no interior, periferias e comunidades.

MARINÊS FERNANDES – CONSELHEIRA ESTADUAL DE CULTURA – MÉDIO PARAIBA
Os desafios para que produtores culturais e artistas vivam de seus talentos.

ROBERTA DIAS – CONSELHO REGIONAL DE TURISMO (CONRETUR)
Eventos culturais como alavanca para o sucesso do turismo regional.

JAYME SOUSA – ORIENTADOR DE NEGÓCIOS DO SEBRAE MÉDIO PARAÍBA
Capacitação e empreendedorismo para a economia criativa.

EMÍLIO CASTRO – PRESIDENTE DO CDL RESENDE E ITATIAIA
Comércio regional como alavanca no desenvolvimento da economia criativa .

SERVIÇO
LOCAL: TEATRO ESPAÇO Z – RESENDE
DATA: 23 DE OUTUBRO
DURAÇÃO: DAS 19h00 ÀS 21h30min
ENTRADA FRANCA

CONTATO PARA DEMAIS INFORMAÇÕES: Marco Esch (24) 99984-3810