Estreia de ópera no Theatro Municipal terá entrada gratuita

Eugene Oneguin é uma história fascinante recheada de drama, intriga e morte, que é tida como a personificação da alma russa

O Theatro Municipal recebe a ópera Eugene Oneguin de Tchaikovsky em comemoração aos 220 anos de Aleksandr Púchkin. A ópera foi estreada, há 140 anos no Teatro Maly, em Moscou. Depois de três décadas, será encenada novamente no Theatro Municipal do RJ.

A estreia terá entrada gratuita no próximo dia 26 de novembro, terça-feira, às 20h. Para as demais récitas, os ingressos já estão à venda.

Um presente ao público carioca, dentro de uma política de acesso à cultura, o Theatro Municipal vai abrir as portas para quem quiser apreciar a estreia da Ópera Eugene Oneguin de Tchaikovsky, cenas líricas em 3 atos e 7 quadros, de Tchaikovsky.

A temporada terá mais três apresentações para o público pagante, nos dias 28 e 30 de novembro, às 20h e dia 01 de dezembro, às 17h.

Apresentada em 1989, esta é a segunda vez que a obra – prima do repertório romântico lírico sobe à cena no maior teatro do Rio de Janeiro. Piotr Ilitch Tchaikovsky, graduado no Conservatório de São Petersburgo, foi o primeiro compositor russo a conquistar fama internacional. Por isso em 1884, foi homenageado pelo imperador Alexandre III e recebeu uma pensão vitalícia como reconhecimento ao seu trabalho.

Montagem da ópera Eugene Oneguin, em Chicago | Divulgação

Eugene Oneguin é uma de suas obras mais famosas. Descrita pelo compositor como “Cenas líricas em 3 atos e 7 quadros”,  Eugene Oneguin terá estreia apresentada às 20h, na terça-feira, com retirada de senhas 1h antes do início do espetáculo.

A ópera é baseada no “romance em versos” de Alekandr Púchkin, um dos grandes poetas russos que estaria completando 220 anos de idade neste ano, mostra a história de Eugene Oneguin, que muda-se para o campo e lá conhece o poeta Lensky,  sua noiva Olga e a irmã Tatiana — jovem apaixonada pela literatura.

Uma história fascinante recheada de drama, intriga e morte, que é tida como a personificação da alma russa. Com uma nova montagem mais arrojada, o espetáculo discute a importância do tempo na vida de seus personagens, e conta com a participação do Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal.

A direção musical e regência são do maestro titular da casa, o americano Ira Levin. A direção cênica é assinada por André Heller-Lopes, que coincidentemente é neto de russos e o único diretor brasileiro a já ter encenado essa ópera. Heller levou sua leitura da obra, de Tchaikovsky, à Salzburgo, na Áustria, em 2014.

Elenco

Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano s/n° – Centro
Lotação – 2.226 lugares

Datas e horários:

26 /11 – Estreia com entrada gratuita, às 20h. Para esta data haverá 2.077 ingressos disponíveis (ingressos somente na bilheteria no dia do espetáculo)

28 e 30/11 às 20h
01/12 às 17h

Duração total do espetáculo – 2 horas e 40 min (contando com os intervalos)
Classificação: 12 anos
Garanta já o seu ingresso

Preços dos ingressos:
Frisas e camarotes – R$ 600